Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3047
Tipo: | TCC |
Título: | O conhecimento das variações linguísticas e a ascensão social do indivíduo |
Autor(es): | Santana, Emmanuel Bezerra de. |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Maria das Graças Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação do conhecimento das variações linguísticas e o desenvolvimento cognitivo, econômico, político e social do indivíduo. Visamos discutir a noção de língua e do entendimento de que somente o domínio da Norma Padrão da língua portuguesa é o único capaz de proporcionar ao indivíduo esses diferentes tipos de desenvolvimento. Partimos do pressuposto de que o uso da língua portuguesa se dá por meio de suas variações na prática cotidiana e que não se pode ignorar a aquisição do conhecimento obtido nas diferentes situações de interação social, mesmo nos espaços que não são instituições devidamente formalizadas para o aprendizado. Consideramos ainda que o professor não é único responsável pela transmissão de conhecimento. Entendemos, assim, que não se pode limitar o ambiente escolar como o local exclusivo para o desenvolvimento do ser humano, uma vez que esse ocorre nas diversas formas e ambientes de comunicação: local de trabalho, escolas, grupos sociais, redes sociais virtuais, onde se faz uso das diferentes variações linguísticas. Nesse propósito, voltamos a discutir o conceito de preconceito linguístico e de variedades linguísticas, considerando o uso da língua nos seus diversos contextos de comunicação. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica e tomamos como referencial teórico estudos desenvolvidos por BAGNO (1999, 2010), BECHARA (2001) e SOARES (1993), autores que, ao longo dos estudos linguísticos, desenvolveram uma relevante reflexão sobre o assunto. |
Abstract: | This paper aims to discuss the relationship of knowledge of linguistic variations and cognitive development, economic, political and social conditions. We aimed to discuss the notion of language and understanding that only the field of Standard of the Portuguese language is the only one able to provide the individual with these different types of development. We assume that the use of the Portuguese language is through its variations in daily practice and that one cannot ignore the acquisition of knowledge obtained in the different situations of social interaction, even in areas that are not properly formalized institutions for learning. We also believe that the teacher is not solely responsible for the transmission of knowledge. We believe, therefore, that it cannot limit the school environment as the exclusive venue for the development of human beings, as this occurs in various forms and communication environments: the workplace, schools, social groups, virtual social networks, where use is made of the different language variations. In this way, we turn to discuss the concept of linguistic prejudice and linguistic varieties, considering the use of language in its various contexts of communication. Therefore, we made a literature review and take as a theoretical studies developed by BAGNO (1999, 2010), BECHARA (2001) and SOARES (1993), authors who, over the linguistic studies, developed a relevant reflection on the subject. |
Palavras-chave: | Linguística - variações Estudos linguísticos interação. Desenvolvimento social |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3047 |
Data do documento: | 20-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EBS02022015.pdf | 395,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons