Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30487
Tipo: | Dissertação |
Título: | História, a gente aprende vivendo: o ensino da história egípcia entre a prática em sala de aula e a proposta curricular do novo ensino médio da Paraíba (2016-2021) |
Autor(es): | Silva, Wanderson Alberto da |
Primeiro Orientador: | Leite, Priscilla Gontijo |
Resumo: | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, tem por objetivo investigar o ensino do Antigo Egito, no componente curricular Históriaentre os anos 2016 e 2021. Esse recorte se justifica tendo vista à emergência da obrigatoriedade da reforma educacional no Brasil para implementação do Novo Ensino Médio, que deveria ocorrer a partir de janeiro de 2022, de acordo com a Lei 13.415/17. Buscando encontrar caminhos para as discussões que ampliem os debates sobre o ensinode História, optamos como procedimento metodológico a análise das experiências docentes, a partir da elaboração de um Questionário de Pesquisa, cujo material de estudo foram as vivências de professores da rede pública e privada que lecionam História na primeira série do Ensino Médio da Paraíba. Com os resultados do questionário percebemos que, independentemente da esfera pública ou privada, não houve muitas mudanças. As vivências dos professores em sala de aula demonstram em suas práticas de ensino que o Antigo Egito, indubitavelmente apreciado pelos estudantes, não é desenvolvido em suas diversas possibilidades de abordagens disponíveis no currículo vigente do Estado. Ainda segundo o questionário, esses mesmos professores não realizaram formação continuada sobre os documentos normatizadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio (PCEM/PB). |
Abstract: | This dissertation, linked to the line of research Teaching History and Historical Knowledge, aims to investigate the teaching of Ancient Egypt, in the History curricular component between the years 2016 and 2021. This focus is justified in view of the emergence of mandatory educational reform in Brazil for the implementation of the New Secondary Education, which should take place from January 2022, in accordance with Law 13.415/17. Seeking to find ways for discussions that expand debates on the teaching of History, we chose as a methodological procedure the analysis of teaching experiences, based on the elaboration of a Research Questionnaire, whose study material was the experiences of teachers from public and private schools. who teach History in the first year of high school in Paraíba. With the results of the questionnaire we realized that, regardless of the public or private sphere, there were not many changes. The experiences of teachers in the classroom demonstrate in their teaching practices that Ancient Egypt, undoubtedly appreciated by students, is not developed in its diverse possibilities of approaches available in the current State curriculum. Also according to the questionnaire, these same teachers did not undergo ongoing training on educational standard documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Secondary Education Curricular Proposal (PCEM/PB). |
Palavras-chave: | Currículo escolar - História Ensino de história Antigo Egito - Ensino médio Ensino médio da Paraíba History teaching Ancient Egypt Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30487 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WandersonAlbertoDaSilva_Dissert.pdf | 11,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons