Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3049
Tipo: TCC
Título: A importância dos estágios supervisionados no curso de letras-português: uma visão de aluno-estagiário, orientador, gestor e professor-supervisor.
Autor(es): COSTA, Fabrícia Ingrid Ferreira da
Primeiro Orientador: Segabinazi., Daniela Maria
Resumo: Esse trabalho objetiva apontar a importância dos Estágios Supervisionados no curso de Letras-Português tanto para o aluno-estagiário, quanto para quem o acompanha nesta trajetória da Universidade Federal da Paraíba. Houve, portanto nesta pesquisa, sutis pinceladas das experiências do aluno-estagiário bem como o posicionamento de quem os acompanha neste trajeto, através de questionários realizados com eles, até concretizar suas vivências nos estágios. O interesse pelo assunto nasceu das observações, e preconceitos que permeiam os estágios da Universidade Federal da Paraíba, seja do professor que recebe o estagiário , seja do aluno-estagiário, seja do supervisor da escola. Para tanto, estabelecemos um diálogo com os pesquisadores da área, tais como Selma Garrido (2012), Freire (2013), Iraíde Barreiro (2006), entre outros, assim como os documentos oficiais que fundamentam os estágios e o PPP do curso de letras que fundamentam a pesquisa. Com base nesse estudo teórico, procuramos expor as dificuldades apresentadas nos estágios, juntamente com os apontamentos realizados nos questionários feitos tanto nas escolas-sede de estagiários quanto na Universidade Federal da Paraíba, visando discutir sobre esta temática e analisar de que forma o estágio é decisivo na formação do aluno de letras. Compreendemos que os Estágios são ‘determinantes’ para a prática docente. Este estudo, sem dúvida, é apenas uma centelha de um longo percurso a ser percorrido, pois o saber/a prática nunca termina.
Abstract: This work aims to highlight the importance of Supervised Bachelor's in Portuguese-both for the student-intern, and for whom accompanies this trajectory of the Federal University of Paraíba. There was, therefore this research, subtle strokes of the experiences the student intern and the placement of those who follow up on this path, through questionnaires conducted with them to implement their experiences in stages. The interest in the subject arose from the observations, and prejudices that permeate the stages of the Federal University of Paraíba, is the teacher who receives the trainee, is the student-intern, is the supervisor of the school. To this end, we established a dialogue with researchers in the field, such as Selma Garrido (2012), Freire (2013), Iraide Barreiro (2006), among others, as well as official documents that underlie the stages of the PPP and the letters course that underlie the research. Based on this theoretical study, we seek to expose the difficulties presented in stages, together with the notes made in the questionnaires made in the host schools as interns at the Federal University of Paraíba, in order to discuss on this topic and analyze how the stage is decisive in the formation of student letters. We understand that the stages are 'crucial' for teaching practice. This study undoubtedly is just a spark of a long road to be traveled, because the knowledge / practice never ends.
Palavras-chave: Estágio.
Estagiário.
Identidade docente.
Prática docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3049
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIFC15082014.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons