Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30495
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção dos alunos do ensino médio sobre as aulas remotas emergêncial durante a pandemia |
Autor(es): | Alves, Adaelma dos Santos |
Primeiro Orientador: | Xavier, Wilson José Felix |
Resumo: | O isolamento social causado pela pandemia da covid-19 ocasionou mudanças temporárias na forma de ensino, pois as aulas presenciais passaram a ser de forma virtual. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos do ensino médio com o ensino remoto emergencial no período do isolamento social. Dentro desse objetivo maior temos alguns objetivos específicos, tais como: identificar as condições de acesso às aulas remotas; analisar a percepção dos estudantes sobre a metodologia utilizada nas aulas remotas; analisar a compreensão dos estudantes acerca das aulas; elencar e analisar as vantagens e desvantagens do ensino remoto na percepção dos alunos; investigar a motivação dos estudantes quanto às aulas remotas. A pesquisa se caracteriza como sendo uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, assim sendo, uma pesquisa de campo. O local utilizado como campo de pesquisa foi uma escola do ensino médio localizada no Agreste Paraibano. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de questionários compostos por questões abertas e fechadas, aplicado a alunos dos três anos do ensino médio. Nos dados coletados, os alunos mencionam o celular como um dos instrumentos mais utilizados para acessar as aulas e os conteúdos. Diante das respostas percebe-se que os alunos enfrentaram muitas dificuldades por não ter uma conexão de qualidade e alguns ainda dependiam de aparelhos de terceiros. Os alunos tiveram dificuldades com a metodologia de ensino, pois os aplicativos disponibilizados pela escola não eram acessíveis para todos, sendo que, alguns dependia apenas de apostilas impressas. De acordo com os alunos a maiorias encontrou dificuldades para realização das atividades principalmente nas áreas de exatas. Boa parte relatou que as vantagens das aulas remotas seria estudar no conforto de casa e poder ter mais tempo para realizar as atividades. Também citaram como desvantagens, a falta de interação com os colegas e a dificuldade de tirar dúvidas com o professor. A maioria dos alunos tinha como motivação o término do ensino médio para dar continuidade a outros sonhos. A pesquisa evidenciou que inúmeras situações dificultaram a aprendizagem dos estudantes durante as aulas remotas emergenciais. |
Abstract: | The social isolation caused by the covid-19 pandemic caused temporary changes in the way of teaching, as in person classes became on line. Therefore, the general objective of the work is to analyze the perception of high school students regarding emergency remote teaching during the period of social isolation.Within this larger objective we have some specific objectives, such as: identifying the conditions for access to remote classes; analyze students' perception of the methodology used in remote classes; analyze students’ understanding of classes; list and analyze the advantages and disadvantages of remote teaching in the students’ perception; investigate student motivation regarding remote classes. The research is characterized as a qualitative approach of the exploratory and descriptive type, therefore, field research. The location used as a research field was the high school, located in the countryside of Paraiba. Data collection was carried out using questionnaires composed of open and closed questions, applied to students in the three years of high school. In the data collected, students mention cell phones as one of the most used instruments to access classes and content. Given the answers, it is clear that the students faced many difficulties due to not having a quality connection and some still depended on third-party devices. Students had difficulties with the teaching methodology, as the applications made available by the school were not accessible to everyone, with some relying only on printed handouts. According to the students, the majority found it difficult to carry out the activities, especially in the areas of exact sciences. Most reported that the advantages of remote classes would be studying from the comfort of home and having more time to carry out activities. They also cited as disadvantages the lack of interaction with colleagues and the difficulty in answering questions with the teacher. Most students were motivated to finish high school to pursue other dreams. The research showed that numerous situations made it difficult for students to learn during emergency remote classes. |
Palavras-chave: | Estudante Isolamento social Aula virtual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30495 |
Data do documento: | 16-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASA26062024 - MB295.pdf | 671,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons