Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30505
Tipo: TCC
Título: Desafios e perspectiva de aprendizado de licenciados(as) em quimica do CCA/UFPB com transtorno de déficit atenção e hiperatividade(TDAH)
Autor(es): Moraes, Karolina Rosa Rodrigues de
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: Considerando os aspectos de inclusão universitária, conforme estabelecido pela legislação brasileira, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desempenha um papel fundamental na garantia do acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo estudar os desafios e possibilidades de aprendizagem de alunos no curso de Química, no Centro de Ciências Agrárias/UFPB, que enfrentam o transtorno de déficit de atenção e aprendizagem (TDAH). Isso se mostra necessário, uma vez que esse grupo demanda orientações e práticas pedagógicas específicas para facilitar sua aprendizagem, mitigando possíveis dificuldades associadas ao TDAH. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com a participação de dois alunos com TDAH matriculados no curso mencionado, que estão sendo atendidos pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da UFPB. Foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado como instrumento de pesquisa. Os benefícios incluem a compreensão dos fatores facilitadores e dificultadores da aprendizagem, visando a elaboração de ações de inclusão desses alunos no contexto universitário, promovendo sua plena participação. A análise dos dados seguiu as diretrizes para análise de conteúdo e foi organizada em categorias. Os resultados indicam que a conscientização sobre a aprendizagem de estudantes com TDAH é fundamental para melhorar seu desempenho, requerendo práticas de inclusão tanto no ensino superior quanto na educação básica, especialmente no ensino de química.
Abstract: Considering aspects of university inclusion, as established by Brazilian legislation, the Federal University of Paraíba (UFPB) plays a fundamental role in guaranteeing access, permanence and learning for students with specific educational needs. In this context, the present study aims to study the challenges and learning possibilities of students in the Chemistry course, at the Center for Agricultural Sciences/UFPB, who face attention and learning deficit disorder (ADHD). This is necessary, since this group demands specific pedagogical guidelines and practices to facilitate their learning, mitigating possible difficulties associated with ADHD. The research adopts a qualitative approach, with the participation of two students with ADHD enrolled in the aforementioned course, who are being assisted by the UFPB Inclusion and Accessibility Committee (CIA). An interview with a semi-structured script was carried out as a research instrument. The benefits include understanding the factors that facilitate and hinder learning, aiming to develop actions to include these students in the university context, promoting their full participation. Data analysis followed the guidelines for content analysis and was organized into categories. The results indicate that raising awareness about the learning of students with ADHD is fundamental to improving their performance, requiring inclusion practices in both higher education and basic education, especially in chemistry teaching.
Palavras-chave: Inclusão universitária
Transtorno de aprendizagem
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30505
Data do documento: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRRM01072024 - MQ094.pdf932,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons