Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3051
metadata.dc.type: TCC
Title: Mobilidade Acadêmica Interncional: experiências de alunos LEA Estrangeiros na Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Nascimento, Josielma Carla do
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Cláudia Caminha Lopes
metadata.dc.description.resumo: A mobilidade acadêmica de estudantes para universidades estrangeiras se intensificou e cresceu em escala mundial, assim como o crescimento do número de jovens estrangeiros em nosso país. Estudantes de diversas áreas viajam ao exterior, sobre tudo, para obterem conhecimento e formação profissional que lhes concederão boas oportunidades em seus países de origem. Na Universidade Federal da Paraíba, existem estudantes estrangeiros dentre eles franceses, que vem para um período de mobilidade acadêmica internacional, estudar no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), sendo de total importância, relatar neste presente trabalho como se deu o processo de mobilidade desses estudantes. Uma vez que, acordos foram firmados entre instituições nacionais e estrangeiras, como é o caso da Universidade de La Rochelle e Universidade de Rouen na França, vários estudantes franceses puderam estudar por um período, em universidades brasileiras como a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e demais instituições em outros estados, onde o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI) existe e é ofertado. Vale salientar que, o histórico do curso de LEA-NI, começou na Universitè de La Rochelle, na França desde 1990. Para que possamos compreender como foi a experiência de mobilidade acadêmica internacional de estudantes LEA-NI franceses na UFPB, precisamos entender quais foram os motivos que os trouxeram até aqui, sendo o objetivo principal desta pesquisa, analisar a experiência de alunos LEA-NI estrangeiros na instituição durante a mobilidade internacional e mais especificamente, conseguir identificar as expectativas dos estudantes, expondo as dificuldades vivenciadas por eles durante a viagem. O Referencial Teórico foi desenvolvido com o auxílio de livros de autores da área como Sebben (2009), Pertel (2015) e Moura (2015), dentre outros, que contribuíram para as compreensões conceituais sobre mobilidade acadêmica internacional, intercâmbios e viagens e com a interpretação dos dados. A metodologia deste trabalho, baseia-se, em uma pesquisa descritivo-exploratória em seu caráter, dando mais familiaridade com o tema em questão e que contribuirá, com a comunidade acadêmica e para futuros trabalhos de graduandos que se interessarem pelo tema. O universo são os estudantes estrangeiros do LEA e a amostra foram os seis estudantes que responderam aos questionários e que estiveram no campus I, entre os períodos de 2013.1 à 2017.1 porque era preciso, que tivessem vivenciado a experiência da mobilidade para que respondessem ao questionário. Também foram utilizados os métodos quantitativos e qualitativos na coleta dos dados, onde números, opiniões e informações foram obtidas e codificadas. Os conceitos e percepções existentes sobre o tema em questão, de acordo com outros autores como Caldeira (2003), Fausto (2003), Novais (2005), Sakata e Morosini (2006), também contribuíram com o desenvolvimento metodológico deste trabalho e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, uma vez que, é de grande importância, dar voz a esses estudantes que viajam com um sonho, com o desejo de obter conhecimento, sendo inclusive os objetivos iniciais alcançados no final desta pesquisa. Agora, é preciso solucionar os problemas relatados e as principais dificuldades durante a mobilidade dos intercambistas, para que os problemas internos da instituição sejam resolvidos com isto trazendo melhorias para o curso LEA-NI na Paraíba.
Abstract: The academic mobility of students leaving their country for foreign universities has intensified and grown on a global scale, as well as the growth of the number of young foreigners in our country. Students from different areas go abroad, above all, to obtain the knowledge and professional training that will give them good opportunities in their own countries. In the Federal University of Paraíba, there are foreign students, including French ones that are coming for a period of international academic mobility, to study in the Foreign Languages Applied to International Negotiations (LEA-NI). Is of utmost importance to relate in this present work how was the process of mobility of these students. Once agreements was stablished between national and foreign institutions, like La Rochelle University and the Rouen University in France, many French students were able to study for a period in Brazilian universities. For instance, the State University of Santa Cruz (UESC), the Federal University of Paraiba (UFPB) and others institutions in others states, where the course of foreign languages Applied to International Negotiations (LEA-NI) is available and offered. It’s important to notice that, the history of LEA curse, (LEA-NI) started in La Rochelle University, in France since 1990. In order to our understanding of how was the international academic mobility experience of French LEA-NI students in the UFPB, we need to understand the reasons that have brought the students here. The main objective of this research is to analyse the experience of the LEA-NI foreign students in the institution during the international mobility and more specifically, to be able to identify the students’ expectations, exposing the difficulties experienced for them along the way. The Theoretical Referencial was developed with the help of books written by authors such as Sebben (2009), Pertel (2015) and Moura (2015), among others, which contributed for the conceptual understandings about international academic mobility, exchanges and travels and also the interpretation of information. The methodology of this work is based on a descriptive-exploratory research in its character, giving more familiarity with the given topic, which will contribute with the academic community and with future works of undergraduate students that will have interest in this subject. The universe of this subject is the LEA's foreign students and the sample was the six students that answered the questionnaires and were on campus between the periods of 2013.1 from 2017.1 because it was necessary, that they had experienced the mobility experience to answer the questionnaire. In addition, quantitative and qualitative methods were used in the data collection, where numbers, opinions and information were obtained and modified. The existing concepts and perceptions about the given topic, according to others authors such as Caldeira (2003), Fausto (2003), Novais (2005), Sakata and Morosini (2006), also contributed with the methodological development of this work and the results obtained were quite satisfactory. It is very important to give voice for those students who go abroad with a dream, with the desire to obtain knowledge, and being the initial objectives reached in the end of this research. Now, it is necessary to solve the problems reported by them and the main difficulties during the mobility of the exchange students, in order to get the internal problems of the institution solved, and with this, bringing improvements for the LEA-NI course in Paraíba.
Keywords: Mobilidade Acadêmica
Intercâmbios
Mobilidade Internacional
Academic Mobility
Exchanges
International Mobility
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Mediações Interculturais
metadata.dc.rights: Acesso aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3051
Issue Date: 22-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCN30112017.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons