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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30515
Tipo: | TCC |
Título: | Pandemia de covid-19: Impactos no desempenho acadêmico dos discentes do curso de licenciatura em química CCA/UFPB |
Autor(es): | Rodrigues, Èrika Wilma de Paiva |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Primeiro Coorientador: | Silva, Quézia Raquel Ribeiro da |
Resumo: | Diante do isolamento social e do cenário instaurado pela pandemia de covid-19, o sistema educacional precisou se adaptar, adotando o Ensino Remoto Emergencial (ERE), um modo de ensino alternativo, mediado pelas tecnologias, e utilizado em momentos de crise. Contudo, é importante considerar que o ERE possui muitas limitações, visto que está vinculado a diversas variáveis, como acesso adequado à internet e disponibilidade de um ambiente propício para o cumprimento das atividades acadêmicas, aspectos nem sempre acessíveis a todos os discentes. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia de covid-19 no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Licenciatura em Química, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sendo assim, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do ponto de vista dos objetivos foi classificada como descritiva e em relação aos procedimentos é definida como estudo de campo. Participaram deste estudo 16 discentes do curso de Licenciatura em Química CCA/UFPB, que passaram pela transição do ensino presencial para o ERE. Na construção de dados, desenvolvemos conversas individuais para conhecermos as concepções dos discentes acerca de quais variáveis influenciaram seu desempenho acadêmico durante a pandemia e os principais prejuízos identificados. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo (AC) e estabelecemos quatro categorias para discussão dos resultados: 1) Adaptações no ensino remoto: entre o desejo de aprender e o distanciamento das salas de aula; 2) Condições socioeconômicas e ensino remoto: percebendo esta relação na formação de discentes da licenciatura; 3) “Quando começaram as mortes o futuro era incerto”: pensando as questões emocionais dos licenciandos; e 4) “O maior impacto mesmo foi no meu aprendizado”: refletindo o desempenho acadêmico de licenciandos em um contexto de incertezas. A partir da análise das conversas, identificamos que os principais fatores que impactaram negativamente no desempenho dos participantes foram: transtornos emocionais, ambiente inadequado de estudo, dificuldades de adaptação ao ERE, e desafios na conciliação entre trabalho e estudos. Quanto aos maiores prejuízos acarretados, destacamos o defasamento na aprendizagem, a desmotivação e a retenção na universidade. Portanto, é evidente que, embora o ERE tenha sido a melhor opção diante da paralisação indefinida do serviço educacional, esse modo emergencial de ensino trouxe muitos prejuízos e deixou marcas profundas no âmbito da educação. Além disso, esperamos que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias e ações que possam trazer melhorias para os acadêmicos e, consequentemente, ajudem a preencher as lacunas deixadas por este panorama pandêmico. |
Abstract: | The educational system needed adaptation in response to the imposed social distancing due to the Covid 19 pandemic, implementing the Emergency Remote Education (ERE), as an alternative teaching method mediated by technology tools. However, ERE has many limitations, as it is dependent on several variables such as good internet connection and the availability of a suitable environment to perform academic activities, which is not always possible in some cases. Therefore, this study aimed to evaluate the impacts of the Covid-19 pandemic on the academic performance of students from the Chemistry Degree course at the Centro de Ciências Agrárias da Universidade da Paraíba. This research had a qualitative approach and was classified as descriptive according to the objectives and defined as a field study according to the procedures adopted. Sixteen students from the Universidade Federal da Paraíba, Campus II, that participated in the transition from in-person to ERE, participated in this study. For data acquisition, we developed individual conversations to assess students’ conceptions about which variables influenced their academic performance during the pandemic and what were the biggest challenges identified. We used the content analysis (CA) proposed by Bardin, and established four categories to discuss the results: 1) Adaptations to remote teaching: The willing to learn and the distance from the classroom; 2) Socioeconomic conditions and remote teaching: understanding this relationship in the training of the students; 3) “When the death toll started, the future was uncertain”: thinking about the emotional issues of graduate students; and 4) “The biggest impact was on my learning”: reflecting the academic performance of undergraduate students in a uncertain context. From the study, we identified main factors negatively impacting the performance of the students were: emotional disorders, inadequate study environment, failure to adapt to the ERE, and difficulty in reconciling work duties with studies. Regarding the biggest challenges faced, the delay in the learning process, lack of motivation and retention at the university were the most mentioned. Therefore, it is evident that although ERE was the best option to be adopted during the shutdown of the presential educational system, this teaching mode resulted in a lot of damage and left deep marks in the field of education. Hence, we hope that this study will contribute to the development of strategies and actions that can improve the academic environment, and consequently, fill the gaps left by the pandemic panorama. |
Palavras-chave: | Ensino superior na pandemia Isolamento social e educação Ensino remoto emergencial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30515 |
Data do documento: | 8-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
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