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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30540
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da nota de redação do Enem no estado do Ceará via modelo de regressão beta inflacionado
Autor(es): Lima, José Wenes Pereira
Primeiro Orientador: Souza, Tatiene Correia de
Primeiro Coorientador: Pereira, Tarciana Liberal
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente o mais importante instrumento de avaliação da educação básica de nível médio no Brasil, além disso, tal instrumento de avaliação tem nas notas obtidas pelos participantes um critério preponderante para o acesso às universidades públicas e privadas do país. A prova avalia objetivamente os participantes em quatro áreas, são elas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias. Além destas, o exame conta ainda com a prova de redação, sendo esta a única prova não objetiva do exame. A nota na prova de redação é importantíssima na aprovação do candidato em diversos cursos universitários. Haja vista que não se limita apenas à escrita, mas também avalia a capacidade do estudante de analisar um tema, construir argumentos consistentes, fundamentar suas ideias e propor soluções. Essas habilidades são relevantes para o ambiente acadêmico, onde é necessário realizar pesquisas, debater ideias e participar de discussões. A presente dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na nota de redação dos participantes que realizaram o ENEM em 2019 no estado do Ceará. Para isso foi utilizado o modelo de regressão beta inflacionado, uma vez que a variável resposta apresenta assimetria e assume valores no intervalo [0,1]. Os dados foram obtidos por meio do portal do INEP, na página relacionada ao ENEM. O número de participantes observados foram, respectivamente, 74.943 que estudaram em escolas públicas e 5.279 que estudaram em escolas privadas. Por meio da análise dos modelos propostos, constatamos que, tanto em escolas públicas quanto privadas, as notas nas provas objetivas influenciam as notas de redação dos alunos. Adicionalmente, as notas de ciências Humanas, linguagens e códigos e matemática e suas tecnologias apresentam forte influência na probabilidade dos participantes tirar nota 1000 na redação.
Abstract: The National High School Exam (ENEM) is currently the most important instrument for assessing basic secondary education in Brazil. Furthermore, this assessment tool heavily relies on the scores obtained by participants as a predominant criterion for accessing public and private universities in the country. The exam objectively evaluates participants in four areas: humanities and their technologies, natural sciences and their technologies, mathematics and their technologies, and languages and codes and their technologies. In addition to these, the exam also includes a writing test, which is the only non-objective part of the exam. The score on the writing test is crucial for a candidate’s approval in various university courses, as it goes beyond mere writing skills and assesses the student’s ability to analyze a topic, construct sound arguments, provide evidence for their ideas, and propose solutions. These skills are relevant in an academic environment where conducting research, debating ideas, and participating in discussions are necessary. This dissertation aims to identify the factors that influence the scores on the writing test for participants who took the ENEM in 2019 in the state of Ceará, Brazil. To achieve this, the inflated beta regression model was used, given that the response variable exhibits asymmetry and takes values in the interval [0, 1]. The data was obtained through the INEP portal, specifically the page related to the ENEM. The number of observed participants was 74,943 from public schools and 5,279 from private schools. Through the analysis of the proposed models, it was found that both in public and private schools, the scores on the objective tests influence the scores on the writing test for students. Additionally, the scores on humanities, languages and codes, and mathematics and their technologies strongly influence the probability of participants achieving a score of 1000 score on the writing test.
Palavras-chave: Matemática computacional - Modelagem
Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
Modelo de regressão beta inflacionado
Inflated beta regression model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30540
Data do documento: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

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