Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jamile Maia de-
dc.date.accessioned2024-07-05T16:41:43Z-
dc.date.available2024-05-10-
dc.date.available2024-07-05T16:41:43Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30556-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the management of a school in Valinhos/SP perceives its political-pedagogical role in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Our theoretical framework encompasses two main concepts: Educational Management which, according to Luck (2009), Sander (2009), and Paro (2013), is one of the spheres of professional activity in the field of education, responsible for planning, organization, leadership, guidance, mediation, coordination, monitoring, and evaluation of the processes necessary to ensure the effectiveness of educational initiatives aimed at the development of learning and students' formation; and ASD which, according to Schmidt (2014), is defined as a neurological developmental disorder that must be present since childhood, presenting deficits in the socio-communicative and behavioral dimensions. Methodologically, it is a field research, of an exploratory nature and qualitative approach, which resorted to data collection instruments: a semi-structured interview, and a non-participant observation of pedagogical experience. In general, the results point to three categories: (i) challenges, which are configured in the form of difficulties, problems, and crisis; (ii) schooling, whose issue appears linked to learning, literacy, and development; and (iii) democratic and inclusive management, which articulates elements such as participation, rights, and citizenship. Therefore, we understand that the construction of an inclusive and democratic school is a collective process that requires the involvement of the entire school community and the promotion of a culture of respect for diversity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-05T16:41:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMO22052024.pdf: 1388580 bytes, checksum: c5c45cc142291d5d425df3ff5ed67fbd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T16:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMO22052024.pdf: 1388580 bytes, checksum: c5c45cc142291d5d425df3ff5ed67fbd (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleA função político-pedagógica da gestão educacional na inclusão da criança com TEA em uma escola municipal de Valinhos/SPpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar como a gestão de uma escola do município de Valinhos/SP percebe sua função político-pedagógica na inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso arcabouço teórico contempla, sobretudo, dois conceitos: Gestão Educacional que, de acordo com Luck (2009), Sander (2009) e Paro (2013), é uma das esferas de atuação profissional na área da educação, responsável pelo planejamento, organização, liderança, orientação, mediação, coordenação, monitoramento e avaliação dos processos necessários a fim de garantir a eficácia das iniciativas educacionais voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem e formação dos estudantes; e TEA que, segundo Schmidt (2014), é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativa e comportamental. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e abordagem qualitativa, que recorreu aos seguintes instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi estruturada e a observação participante da vivência pedagógica. Em linhas gerais, os resultados apontam para três questões: (i) desafios, que estão configurados em forma de dificuldades, problemas e crises; (ii) escolarização, cuja questão aparece vinculada à aprendizagem, à alfabetização e ao desenvolvimento do discente com TEA; e (iii) gestão democrática e inclusiva, a qual articula elementos como participação, direito à educação e cidadania. Portanto, entendemos que a construção de uma escola inclusiva e democrática é um processo coletivo que requer o envolvimento de toda a comunidade escolar e a promoção de uma cultura de respeito à diversidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMO22052024.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons