Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Elisete Moura Sousa do-
dc.date.accessioned2024-07-05T16:50:37Z-
dc.date.available2024-05-24-
dc.date.available2024-07-05T16:50:37Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30557-
dc.description.abstractStorytelling and playing in Early Childhood Education are based on practical, interactive, pedagogical and expressive activities, which, mediated by the teacher, take on different forms and the most varied intentions and purposes. They also serve as playful and pleasurable support, promoting personal and cultural development, contributing to the formation of critical citizens, acquiring knowledge about themselves and the world. Therefore, this work aimed to analyze the practices of storytelling and playing in the CE/UFPB Toy Library. The Toy Library plays a fundamental role in the socialization of the children who are cared for there. In this space, the child makes new discoveries, experiences new sensations and, above all, uses their imagination. To achieve our objectives, we carried out exploratory, qualitative research. For its development, we began with a bibliographical review to support the study. At this stage, we are based, above all, on Abramovich (2009), Cândido (2004), Sisto (2016), Andrade (2018), Brougére (2001), Fantin, Muller (2017), among others, who brought us a better knowledge about playing and storytelling. The field research was carried out in the Toy Library of the Education Center of the Federal University of Paraíba and was developed from observation that contributed to better knowing and understanding the context of the Toy Library - CE, as well as to prove its importance as a playful and former. The data analyzed revealed the social function of the Toy Library, its relevance as a playful space where children interact and learn through play and that storytelling and playing are necessary and vital pedagogical practices for children, regardless of their age group.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-05T16:50:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSN24052024.pdf: 4696573 bytes, checksum: 55de02ed94d9df7c4c89c54f19b22bb9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T16:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSN24052024.pdf: 4696573 bytes, checksum: 55de02ed94d9df7c4c89c54f19b22bb9 (MD5) Previous issue date: 2024-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.titleA contação de histórias e o brincar como práticas sociais e pedagógicas necessárias à educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luísa Nogueira de-
dc.description.resumoA contação de histórias e o brincar na Educação Infantil fundamentam-se como atividades práticas, interativas, pedagógicas e expressivas, as quais, mediadas pelo docente, assumem diferentes formas e as mais variadas intenções e finalidades. Também servem como apoio lúdico e prazeroso, promovendo o desenvolvimento pessoal e cultural, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, aquisição de aprendizagens de si e do mundo. Diante disso, esse trabalho teve por objetivo analisar as práticas de contação de histórias e o brincar na Brinquedoteca do CE/UFPB. A Brinquedoteca tem um papel fundamental na socialização das crianças que ali são atendidas. Neste espaço, a criança faz novas descobertas, experimenta novas sensações e, sobretudo usa a imaginação. Para alcançar nossos objetivos, realizamos uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Para seu desenvolvimento, iniciamos com uma revisão bibliográfica para a fundamentação do estudo. Nesta etapa, fundamentamo-nos, sobretudo, em Abramovich (2009), Cândido (2004), Sisto (2016), Andrade (2018), Brougére (2001), Fantin, Muller (2017), dentre outros, que nos trouxeram um melhor conhecimento sobre o brincar e a contação de histórias. A pesquisa de campo foi realizada na Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e desenvolveu-se a partir da observação que contribuiu para melhor conhecer e entender o contexto da Brinquedoteca- CE, assim como para comprovar a sua importância como espaço lúdico e formador. Os dados analisados revelaram a função social da Brinquedoteca, sua relevância como espaço lúdico onde as crianças interagem e aprendem brincando e que a contação de histórias e o brincar são práticas pedagógicas necessárias e vitais para a criança, independente da faixa etária em que se encontram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMSN24052024.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons