Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Janaíra Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:47:18Z-
dc.date.available2024-05-24-
dc.date.available2024-07-05T18:47:18Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30559-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in communication and social interaction, as well as repetitive, restricted, and stereotyped behaviors that may pose developmental challenges. The general aim of this study is to understand how strategies and resources can assist in the literacy process of a child with ASD. To achieve these objectives, the specific aims were to: explain the diagnostic criteria and characteristics of ASD; classify the strategies and resources used for the literacy of children with ASD; discuss the possibilities in the literacy of children with ASD. The theoretical framework underpinning this work was based on studies by Barreto (2021), Lima et al. (2021), Bes et al. (2018), and Soares (2004). The methodology involved an exploratory bibliographic research, searching for articles published between 2018 and 2024 on electronic platforms (Scielo, Capes Portal, and Google Scholar), using the descriptors "Pedagogical Resources + Literacy + Autism Spectrum Disorder." The results suggest that software, games, and assistive technologies are readily accessible and low-cost resources and strategies that can and should be used in the classroom to ensure effective literacy. If used effectively, they contribute to stimulating important skills for writing and reading and other crucial aspects for literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-05T18:47:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPSO24052024.pdf: 577960 bytes, checksum: 701765c074d4baba22f7b8237e6cad38 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T18:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPSO24052024.pdf: 577960 bytes, checksum: 701765c074d4baba22f7b8237e6cad38 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro Autistapt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karen Guedes-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits na comunicação e interação social e comportamentos repetitivos, restritos e estereotipados que podem trazer dificuldades de desenvolvimento. O objetivo geral deste estudo é compreender como estratégias e recursos podem auxiliar no processo de alfabetização de uma criança com TEA. Para alcançar esses objetivos, buscou-se, especificamente: Explicar os critérios diagnósticos e características do TEA; classificar as estratégias e recursos utilizados para alfabetização de crianças com TEA e apresentar as possibilidades na alfabetização de crianças com TEA. O referencial teórico que fundamentou esse trabalho foi a partir dos estudos de Barreto (2021), Lima et al. (2021), Bes et al (2018) e Soares (2004). A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, que foram buscadas nas plataformas de bases eletrônicas (Scielo, Portal Capes e Google Acadêmico) artigos publicados entre os anos de 2018 a 2024, aplicando os descritores “Recursos Pedagógicos + Alfabetização + Transtorno do Espectro Autista”. Os resultados inferem que softwares, jogos e tecnologias assistivas são recursos e estratégias de fácil acesso e baixo valor monetário que podem ser utilizados dentro de sala de aula, para garantir que o processo de alfabetização seja efetivado. Caso sejam usados de maneira eficaz, colaboram para estimular habilidades importantes para a escrita e leitura e demais aspectos importantes para a alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPSO24052024.pdf564,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons