Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacena, Ana Catarina de Almeida-
dc.date.accessioned2024-07-08T10:49:40Z-
dc.date.available2024-05-24-
dc.date.available2024-07-08T10:49:40Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30560-
dc.description.abstractThe Course Conclusion Paper entitled: “Teaching in Early Childhood Education through the Pedagogical Residency Program”, has as its main objective, to understand the pedagogical practices of Early Childhood Education teachers who work at the College of Application of the Federal University of Paraíba from our experience as a resident in the Program. In this direction, we address the legal bases and historical foundations that mention the insertion of the Program in Brazil and, specifically, at the Federal University of Paraíba. We also deal with the initial training of Pedagogy graduates and their preparation for teaching in school and classroom spaces, specifically taking Early Childhood Education as the basis for analysis. Qualitative in nature, the literature review is the methodological option defined to conduct reflections and analyzes of the proposal in question and the experiences lived in the PRP. The results indicate that experiences in the classroom are relevant to initial teacher training. Through observations, it is possible to reflect on mediations and pedagogical practices, in order to establish an inclusive, welcoming environment, in which children feel valued, respected and capable of learning and growing collectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-08T10:49:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAM24052024.pdf: 443947 bytes, checksum: 07ddd15248976a1209650ea0915da77c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T10:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAM24052024.pdf: 443947 bytes, checksum: 07ddd15248976a1209650ea0915da77c (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleA docência na educação infantil por meio do programa residência pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Isabel Marinho da-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “A docência na Educação Infantil por meio do Programa Residência Pedagógica”, tem como objetivo principal, compreender as práticas pedagógicas das docentes da Educação Infantil que atuam no Colégio de Aplicação da Universidade Federal da Paraíba a partir de nossa experiência como residente no Programa. Nessa direção, abordamos as bases legais e os fundamentos históricos que mencionam sobre a inserção do Programa no Brasil e, especificamente, na Universidade Federal da Paraíba. Tratamos ainda da formação inicial das licenciandas em Pedagogia e à preparação para atuação como docente nos espaços escolares e de sala de aula, tomando como pressuposto de análise, especificamente, a Educação Infantil. De cunho qualitativo, a revisão de literatura é a opção metodológica definida para conduzir as reflexões e análises da proposta em tela e das experiências vivenciadas no PRP. Os resultados apontam que as experiências em sala de aula, são relevantes para a formação inicial docente, por meio das observações é possível refletir sobre as mediações e práticas pedagógicas, a fim, de estabelecer um ambiente inclusivo, acolhedor, pelo qual as crianças se sintam valorizadas, respeitadas e sejam capazes de aprender e crescer coletivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAM24052024.pdf433,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons