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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Josiane Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T12:43:06Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T12:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30570 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Secretariado executivo | pt_BR |
dc.subject | Gestão universitária | pt_BR |
dc.subject | Riscos psicossociais | pt_BR |
dc.title | Risco psicossocial na atividade docente/gestor em contexto universitário público : desafios e interlocuções na área de secretariado executivo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Problematizar processos de desenvolvimento e adoecimento na atividade docente/gestor constitui um campo relevante de pesquisa, interrelacionando qualidade do trabalho e saúde laboral. Problema de Pesquisa e Objetivo Geral: Essa articulação requer compreender saúde/trabalho do docente/gestor no debate entre contradições/tensões em suas trajetórias e a materialização do bem-estar/sofrimento. Portanto, objetiva-se investigar e analisar acerca da atuação do docente/gestor no curso de Secretariado Executivo Bilingue da UFPB, em termos de risco psicossocial na docência universitária. Fundamentação Teórica: O entendimento de risco parte de pressupostos da psicologia do trabalho histórico-cultural, na qual cuidar do trabalho seja transformar a organização e o processo de saúde simultaneamente. Metodologia: Trata-se de pesquisa básica diagnóstica de abordagem multimétodos, com foco exploratório e descritivo, a partir de questionário semiaberto aplicado com 7 docentes. As categorias referentes às questões abertas foram criadas com base em análise de conteúdo e as variáveis quantitativas, analisadas via estatística descritiva. Principais Resultados: Resultados apontam a atividade de gestão como um dos elementos de precarização e adoecimento da docência universitária pública, pois envolvem massividade de atividades, condições de trabalho desfavoráveis ou limitantes e sobrecarga de trabalho. Conclusão: Concluímos que a gestão universitária é representada pelo docente/gestor como algo que gera significativos impactos em sua vida sócio/laboral, como os danos à saúde. Contribuição/Impacto: Percebeu-se elementos na atividade docente/gestor que afetam a saúde e contribuem para o desenvolvimento de riscos psicossociais, como o cansaço, estresse, cobranças excessivas, dificuldade de relacionamento, comunicações empobrecidas, falta de apoio, tarefas desagradáveis e execução de atividades para além da gestão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Josiane Soares da Silva_TCC.pdf | TCC | 295,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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