Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Luanna Gutemberg da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-08T13:07:56Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-08T13:07:56Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T13:07:42Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T13:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-08T13:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5) Previous issue date: 2024-05-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Aprendizado de máquina | pt_BR |
| dc.subject | Componentes curriculares | pt_BR |
| dc.subject | UFPB | pt_BR |
| dc.title | O panorama da inteligência artificial para o ensino de secretariado executivo | pt_BR |
| dc.title.alternative | The panorama of artificial intelligence for executive secretarial education | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo trata sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior e sua aplicação nas disciplinas que compõem o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Problema de Pesquisa: Uma vez que o profissional de Secretariado Executivo precisa ter domínio sobre as novas tecnologias a serem implementadas no ambiente de trabalho, torna-se necessário que os professores e estudantes se atualizem e busquem conhecer e compreender o impacto positivo e negativo da I.A. nas atividades curriculares e extracurriculares. Objetivo Geral: Apresentar o panorama da I.A. no contexto universitário dos estudantes e professores de Secretariado Executivo da UFPB. Fundamentação Teórica: Autores como Duque et al (2023), Kloeckner et al (2023) e Pereira (2023) discutem a importância da utilização da IA no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Metodologia: Pesquisa documental, de campo com aplicação de questionários aos docentes e discentes de Secretariado, sob abordagem quanti-qualitativa, utilizando a Estatística Descritiva e Análise de Conteúdos para a análise dos dados. Principais Resultados: Os resultados revelam a identificação das principais ferramentas de IA utilizadas por alunos e professores, bem como seus padrões de utilização. Além disso, foram mapeadas as ferramentas que poderão ser integradas aos componentes curriculares do curso. Conclusão: Uma das principais conclusões desse trabalho é o mapeamento das ferramentas de I.A. que já estão sendo utilizadas pelos professores e discentes de Secretariado, pois, com isso, foi possível relacioná-las aos componentes curriculares que abordam a I.A em suas ementas. Contribuição/Impacto: Contribui para a atualização do ensino em Secretariado Executivo, por meio de proposta para o uso de I.A. em componentes curriculares. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf | TCC | 509,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf | TERMO | 478,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
