Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luanna Gutemberg da-
dc.date.accessioned2024-07-08T13:07:56Z-
dc.date.available2024-07-08T13:07:56Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30574-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T13:07:42Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T13:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T13:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdf: 522175 bytes, checksum: a9a259a745d035270c6c26eebec72c2d (MD5) Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdf: 490333 bytes, checksum: a9049f609c8943f7d4a4046f66b0b21e (MD5) Previous issue date: 2024-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectComponentes curricularespt_BR
dc.subjectUFPBpt_BR
dc.titleO panorama da inteligência artificial para o ensino de secretariado executivopt_BR
dc.title.alternativeThe panorama of artificial intelligence for executive secretarial educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior e sua aplicação nas disciplinas que compõem o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Problema de Pesquisa: Uma vez que o profissional de Secretariado Executivo precisa ter domínio sobre as novas tecnologias a serem implementadas no ambiente de trabalho, torna-se necessário que os professores e estudantes se atualizem e busquem conhecer e compreender o impacto positivo e negativo da I.A. nas atividades curriculares e extracurriculares. Objetivo Geral: Apresentar o panorama da I.A. no contexto universitário dos estudantes e professores de Secretariado Executivo da UFPB. Fundamentação Teórica: Autores como Duque et al (2023), Kloeckner et al (2023) e Pereira (2023) discutem a importância da utilização da IA no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Metodologia: Pesquisa documental, de campo com aplicação de questionários aos docentes e discentes de Secretariado, sob abordagem quanti-qualitativa, utilizando a Estatística Descritiva e Análise de Conteúdos para a análise dos dados. Principais Resultados: Os resultados revelam a identificação das principais ferramentas de IA utilizadas por alunos e professores, bem como seus padrões de utilização. Além disso, foram mapeadas as ferramentas que poderão ser integradas aos componentes curriculares do curso. Conclusão: Uma das principais conclusões desse trabalho é o mapeamento das ferramentas de I.A. que já estão sendo utilizadas pelos professores e discentes de Secretariado, pois, com isso, foi possível relacioná-las aos componentes curriculares que abordam a I.A em suas ementas. Contribuição/Impacto: Contribui para a atualização do ensino em Secretariado Executivo, por meio de proposta para o uso de I.A. em componentes curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luanna Gutemberg da Silva_TCC.pdfTCC509,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Luanna Gutemberg da Silva_TERMO.pdfTERMO478,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons