Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30580
Tipo: TCC
Título: Matemática e literatura infantil: possibilidades pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Nascimento Junior, Carlos Gutemberg Sebastião Do
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral discutir o uso da Literatura infantil como possibilidade pedagógica para o desenvolvimento das noções matemáticas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: Conceituar Matemática e literatura infantil; Analisar quais estratégias o professor utiliza para obter a atenção das crianças nas aulas de Matemática e no momento da contação de história em sala e por fim e mais importante; Entender através das práticas de contação de histórias como fazer as associações do texto com a disciplina de Matemática, em uma escola municipal na cidade de Mataraca-PB. A pesquisa foi fundamentada teoricamente por Bueno (2007), Smole e Diniz (2001), Maurício (2009), Cunha (2003), Coelho (2000), Paço (2009), Cademartori (1986). Foram utilizados também documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2018), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN (BRASIL, 1996). Foi aplicado um questionário à professora da turma e a partir dele, elaborado uma Sequência Didática Interdisciplinar com base em duas literaturas Infantis: “A Casa Sonolenta” de Audrey Wood e “Um Amor de Confusão” de Dulce Rangel. Os assuntos abordados foram: Língua Portuguesa - Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) e Matemática: Sequência Numérica, Pareamento, Grandezas e Medidas, Fatos básicos da adição e Subtração e Ordem dos números. Com isso os resultados obtidos com a Sequência Didática (SD), apontam que o uso a Literatura Infantil como um instrumento para se trabalhar Matemática, mostra-se como uma metodologia aceitável e que tem potencial para se obter resultados consideráveis.
Abstract: The present work has the general objective of discussing the use of Children's Literature as an possibility for the development of mathematical notions in a group of the 1st year of Elementary School and the specific objectives are: To conceptualize Mathematics and children's literature; Analyze what strategies the teacher uses to get the children's attention in Mathematics classes and at the time of storytelling in the classroom, and finally and most importantly; Understand through storytelling practices how to make text associations with the Mathematics discipline, in a municipal school in the city of Mataraca-PB. The research was theoretically supported by Bueno (2007), Smole and Diniz (2001), Maurício (2009), Cunha (2003), Coelho (2000), Paço (2009), Cademartori (1986). Official documents such as the National Common Curricular Base/BNCC (BRASIL), the National Education Guidelines and Bases Law/LDBEN (BRASIL, 1996) were also used. A questionnaire was applied to the class teacher and from it an Interdisciplinary Didactic Sequence was elaborated based on two children's literature: "A Casa Sonolenta" by Audrey Wood and "Um Amor de Confusion" by Dulce Rangel. The topics covered were: Portuguese Language - Reading/listening (shared and autonomous) and Mathematics: Numerical Sequence, Pairing, Quantities and Measures, Basic Facts of Addition and Subtraction and Order of Numbers. With that, the results obtained with the Didactic Sequence (SD), point out that the use of Children's Literature as an instrument to work Mathematics, shows itself as an acceptable methodology and that it has the potential to obtain considerable results.
Palavras-chave: Matemática
Literatura Infantil
Sequência Didática
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30580
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosGutembergSebastiãoDoNascimentoJunior__TCC.pdfTCC930,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CarlosGutembergSebastiãoDoNascimentoJunior__TERMO.pdfTERMO213,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons