Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Jônatas de Azevedo | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-08T14:53:21Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-08T14:53:21Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582 | - |
| dc.description.abstract | The aim of the work is “differentiated indigenous education and the resumption of Potiguara land in Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Its general objective is to: Analyze the relationship between the resumption of land and indigenous education in Aldeia Três Rios- MarcaçãoPB; and specific objectives: a) Map the occupation space of the Potiguara indigenous peoples of Paraíba; b) Identify in a systematic and chronological way the resumption of indigenous land in Aldeia Três Rios/PB; c) Identify the differences in indigenous education in Aldeia Três Rios/PB. Regarding the theoretical contribution, we are based on authors such as BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), among others. Regarding the methodology, after delving into the readings of literary works that deal with the object studied here, in the first moment we carried out interviews with individuals active in the process of retaking the Terra Potiguara of Aldeia Três Rios, Marcação/PB, in the second moment we applied a questionnaire to the school manager and teachers of the specific subjects of differentiated indigenous education at the Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. We then analyzed the information to obtain the results presented here | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T14:52:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T14:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-08T14:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5) Previous issue date: 2024-05-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Aldeia Três Rios | pt_BR |
| dc.subject | Potiguara | pt_BR |
| dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
| dc.title | A educação diferenciada indígena e a retomada da terra potiguara na aldeia Três Rios-Marcação/PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Paulo Roberto Palhano | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/0668404365830780 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 08/07/2024 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho tem como objeto a “educação diferenciada indígena e a retomada da terra da Potiguara na Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Tem como objetivo geral: Analisar a relação entre a retomada da terra e a educação indígena na Aldeia Três Rios-Marcação-PB; e objetivos específicos: a) Mapear o espaço de ocupação dos povos indígenas Potiguara da paraíba; b) Identificar de forma sistemática e cronológica a retomada da terra indígena da Aldeia Três Rios/PB; c) Identificar os diferenciais de uma educação indígena na Aldeia Três Rios/PB. Em relação ao aporte teórico, nos embasamos em autores como BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), entre outros. A respeito da metodologia, após mergulhar nas leituras das obras literárias que tratam sobre o objeto aqui estudado, no primeiro momento realizamos entrevistas com indivíduos atuantes no processo de retomada da Terra Potiguara da Aldeia Três Rios, Marcação/PB, no segundo momento aplicamos um questionário ao gestor escolar e aos professores das disciplinas específicas da educação indígena diferenciada da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. Em seguida, realizamos a análise das informações para obtermos os resultados aqui apresentados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf | TCC | 12,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf | TERMO | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
