Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jônatas de Azevedo-
dc.date.accessioned2024-07-08T14:53:21Z-
dc.date.available2024-07-08T14:53:21Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582-
dc.description.abstractThe aim of the work is “differentiated indigenous education and the resumption of Potiguara land in Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Its general objective is to: Analyze the relationship between the resumption of land and indigenous education in Aldeia Três Rios- MarcaçãoPB; and specific objectives: a) Map the occupation space of the Potiguara indigenous peoples of Paraíba; b) Identify in a systematic and chronological way the resumption of indigenous land in Aldeia Três Rios/PB; c) Identify the differences in indigenous education in Aldeia Três Rios/PB. Regarding the theoretical contribution, we are based on authors such as BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), among others. Regarding the methodology, after delving into the readings of literary works that deal with the object studied here, in the first moment we carried out interviews with individuals active in the process of retaking the Terra Potiguara of Aldeia Três Rios, Marcação/PB, in the second moment we applied a questionnaire to the school manager and teachers of the specific subjects of differentiated indigenous education at the Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. We then analyzed the information to obtain the results presented herept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T14:52:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T14:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T14:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdf: 13194881 bytes, checksum: 635047ba278a61eb779c0bd8a8fada69 (MD5) JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdf: 1202582 bytes, checksum: 7bb2e2cb89f8768c285530899aaa7984 (MD5) Previous issue date: 2024-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAldeia Três Riospt_BR
dc.subjectPotiguarapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.titleA educação diferenciada indígena e a retomada da terra potiguara na aldeia Três Rios-Marcação/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Roberto Palhano-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/0668404365830780pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 08/07/2024pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objeto a “educação diferenciada indígena e a retomada da terra da Potiguara na Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Tem como objetivo geral: Analisar a relação entre a retomada da terra e a educação indígena na Aldeia Três Rios-Marcação-PB; e objetivos específicos: a) Mapear o espaço de ocupação dos povos indígenas Potiguara da paraíba; b) Identificar de forma sistemática e cronológica a retomada da terra indígena da Aldeia Três Rios/PB; c) Identificar os diferenciais de uma educação indígena na Aldeia Três Rios/PB. Em relação ao aporte teórico, nos embasamos em autores como BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), entre outros. A respeito da metodologia, após mergulhar nas leituras das obras literárias que tratam sobre o objeto aqui estudado, no primeiro momento realizamos entrevistas com indivíduos atuantes no processo de retomada da Terra Potiguara da Aldeia Três Rios, Marcação/PB, no segundo momento aplicamos um questionário ao gestor escolar e aos professores das disciplinas específicas da educação indígena diferenciada da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. Em seguida, realizamos a análise das informações para obtermos os resultados aqui apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdfTCC12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdfTERMO1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons