Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582
Tipo: TCC
Título: A educação diferenciada indígena e a retomada da terra potiguara na aldeia Três Rios-Marcação/PB
Autor(es): Santos, Jônatas de Azevedo
Primeiro Orientador: Silva, Paulo Roberto Palhano
Resumo: O trabalho tem como objeto a “educação diferenciada indígena e a retomada da terra da Potiguara na Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Tem como objetivo geral: Analisar a relação entre a retomada da terra e a educação indígena na Aldeia Três Rios-Marcação-PB; e objetivos específicos: a) Mapear o espaço de ocupação dos povos indígenas Potiguara da paraíba; b) Identificar de forma sistemática e cronológica a retomada da terra indígena da Aldeia Três Rios/PB; c) Identificar os diferenciais de uma educação indígena na Aldeia Três Rios/PB. Em relação ao aporte teórico, nos embasamos em autores como BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), entre outros. A respeito da metodologia, após mergulhar nas leituras das obras literárias que tratam sobre o objeto aqui estudado, no primeiro momento realizamos entrevistas com indivíduos atuantes no processo de retomada da Terra Potiguara da Aldeia Três Rios, Marcação/PB, no segundo momento aplicamos um questionário ao gestor escolar e aos professores das disciplinas específicas da educação indígena diferenciada da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. Em seguida, realizamos a análise das informações para obtermos os resultados aqui apresentados.
Abstract: The aim of the work is “differentiated indigenous education and the resumption of Potiguara land in Aldeia Três Rios-Marcação/PB”. Its general objective is to: Analyze the relationship between the resumption of land and indigenous education in Aldeia Três Rios- MarcaçãoPB; and specific objectives: a) Map the occupation space of the Potiguara indigenous peoples of Paraíba; b) Identify in a systematic and chronological way the resumption of indigenous land in Aldeia Três Rios/PB; c) Identify the differences in indigenous education in Aldeia Três Rios/PB. Regarding the theoretical contribution, we are based on authors such as BRANDÃO (2007), NASCIMENTO (2017), MARQUES (2009), LAKATOS E MARCONI (2010), FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. Paz e Terra, 2018, BOURDIEU (1979), ARRUTI (1995), BARCELLOS (2005), FREIRE (2018), PALHANO SILVA (2013; 2023), among others. Regarding the methodology, after delving into the readings of literary works that deal with the object studied here, in the first moment we carried out interviews with individuals active in the process of retaking the Terra Potiguara of Aldeia Três Rios, Marcação/PB, in the second moment we applied a questionnaire to the school manager and teachers of the specific subjects of differentiated indigenous education at the Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima. We then analyzed the information to obtain the results presented here
Palavras-chave: Aldeia Três Rios
Potiguara
Educação indígena
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30582
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JônatasDeAzeveDoSantos_TCC.pdfTCC12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JônatasDeAzeveDoSantos_TERMO.pdfTERMO1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons