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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Vitória Monteiro de-
dc.date.accessioned2024-07-08T16:58:53Z-
dc.date.available2028-05-28-
dc.date.available2024-07-08T16:58:53Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30586-
dc.description.abstractStudies on the field of Emotional Education highlight its importance for recognizing and valuing the diversity that exists in our society, especially with regard to people with disabilities. From this perspective, the general objective of this work is to analyze the significance of Emotional Education as a means for people with disabilities to experience a process of empowerment and to free themselves from ableism in their lives. To achieve this objective, a qualitative study was carried out, adopting a descriptive field research methodology. Interviews based on a semi-structured script were used as a data collection tool, involving six students with disabilities who had experienced Emotional Education practices through an extension project. The results obtained through the research revealed ableism as the main reason for school transfers, as well as the main trigger for primary emotions such as sadness and anger. In addition, the results pointed to Emotional Education as a way of strengthening the identity and empowerment of these individuals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-08T16:58:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMM28052024.pdf: 658021 bytes, checksum: ae7c696ea94105b01334b0d45f162164 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.titleVivências de educação emocional para pessoas com deficiência: um caminho para o empoderamentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoOs estudos acerca do campo da Educação Emocional evidenciam sua importância para o reconhecimento e valorização das diversidades existentes em nossa sociedade, em especial no que diz respeito às pessoas com deficiência. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho consiste em: analisar a importância da Educação Emocional como um caminho para as pessoas com deficiência vivenciarem um processo de empoderamento e quebra do capacitismo em suas vidas. Para alcançar esse objetivo, foi realizada a pesquisa qualitativa, adotando a metodologia de pesquisa de campo descritiva, utilizando como instrumento para coleta de dados entrevista a partir de um roteiro semiestruturado, com seis estudantes com deficiência que vivenciaram práticas da Educação Emocional por meio de um projeto de extensão. Os resultados alcançados por meio da pesquisa, evidenciaram o capacitismo como o principal motivo de transferência escolar, bem como o principal estímulo das emoções primárias tristeza e raiva. Além disso, os resultados apontaram a Educação Emocional como um caminho para o fortalecimento da identidade e empoderamento desses sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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