Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30619
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise do nível de educação financeira de estudantes do ensino médio na cidade de Itapororoca-pb
Autor(es): Silva, Maria da Guia Araújo da
Resumo: A educação financeira é uma temática recente para o contexto escolar brasileiro, sobretudo no tocante às inovações ocorridas no cenário macroeconômico nacional, principalmente em razão da rápida expansão do mercado de investimentos. Sendo assim, a inserção da educação direcionada para a perspectiva financeira é capaz de facultar aos estudantes a capacidade de poder compreender as oportunidades de manusear seus recursos financeiros de modo adequado, como também proporcionar uma base de conhecimento apropriada para garantir o entendimento sobre a dinâmica da economia brasileira, em especial sobre as variáveis financeiras que estão atreladas ao seu cotidiano. Neste sentido, o objetivo geral abordado por este estudo é identificar e analisar o nível de educação financeira dos estudantes do Ensino Médio das escolas particulares da cidade de Itapororoca-PB. Foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa, os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário com 70 estudantes do Ensino Médio, de uma escola de ensino particular da cidade Itapororoca no Estado da Paraíba. Após a análise foi possível perceber que os alunos já entendem a importância da educação financeira em suas vidas, levando em consideração que 97,14% acham muito importante obter essas informações. No entanto, poucos buscam conhecimentos a respeito, tendo em vista que apenas 2,30% já realizam algum curso sobre o assunto. Sendo assim, torna-se imprescindível atividades rotineiras relacionadas às finanças pessoais, com o objetivo de auxiliar os estudantes no gerenciamento e desenvolvimento de suas finanças pessoais, de modo a alcançar resultados no presente e impactos positivos no futuro.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Estudantes do ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30619
Data do documento: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadaGuiaAraújodaSilva_TCC.pdfTCC346,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariadaGuiaAraújodaSilva_TERMO.pdfTERMO196,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons