Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30624
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A comunicação empreendedora e a relevância da controladoria em um supermercado de médio porte no município de Itapororoca-PB
Autor(es): Oliveira, Tereza Vitória Maciel de
Resumo: Com a demanda crescente e a competitividade econômica aumentando principalmente após a pandemia da Covid-19, onde a sociedade viveu inúmeras adaptações como passar mais tempo em casa e por consequência passar a cozinhar o próprio alimento, os supermercados precisaram montar um planejamento e adotar estratégias de destaque no mercado. Nessa perspectiva, surgiu o questionamento de se compreender como a comunicação interna, sob a perspectiva da controladoria, impacta no desempenho operacional de um supermercado de médio porte no município de Itapororoca, no estado da Paraíba. Assim, foi levantado como o objetivo geral desse estudo, averiguar a influência das reuniões gerenciais, à luz da controladoria no funcionamento de um supermercado de porte médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativo e caracteriza-se como um estudo de caso com a tipologia explicativa. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista com o principal gestor do supermercado com duração de mais de 60 minutos, como também a aplicação de questionário junto aos colaboradores disponibilizado na plataforma Google Forms, e contou com uma amostra de 30 colaboradores, durante o período de sete dias. Os resultados revelaram que a comunicação entre o que se aborda nas reuniões gerencias sob a ótica da controladoria e os direcionamentos dados aos colaboradores tem sido relevante para o bom desempenho do empreendimento, o que indica que a comunicação interna tem se mostrado eficaz.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Controladoria
Comunicação interna
Comunicação empreendedora
Supermercado
Reuniões organizacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30624
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerezaVitóriaMacieldeOliveira_TCC.pdfTCC472,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TerezaVitóriaMacieldeOliveira_TERMO.pdfTERMO283,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons