Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Isabelle Sousa de Melo-
dc.date.accessioned2024-07-10T12:11:41Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-07-10T12:11:41Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30637-
dc.description.abstractThis study's main objective was to analyze the theoretical basis adopted in the Course Conclusion Papers (TCCs) that deal with Play in Early Childhood Education, specifically in the Pedagogy course at UFPB. Therefore, we outline the following specific objectives: reflect on the importance of playing for Historical-Cultural Theory; map the presence of research that deals with playing in the UFPB Institutional Repository – Pedagogy course, identifying characteristics such as: temporal distribution, methodological aspects and conceptions of playing. The theoretical foundation of this research was based on Vygotsky's Historical-cultural Theory, and we also briefly brought the theories of Piaget and Wallon. Therefore, this study is a research with a qualitative and quantitative approach, the methodology used was constructed from a bibliographic and documentary review. According to what we analyzed in the TCCs found in the repository, based on the delimitation of the subject “Playful-games and games”, we were able to reflect on the theoretical bases of the works, and the results indicate that there is a lack of scientific rigor in the elaboration of the foundation theory of the works, as many of the researches bring individual authors without there being a connection between the theories, thus presenting theoretical contradictions. A greater review is necessary with regard to concepts and elevated reflections in studies. The data analyzed also shows that there is no consistency in the number of works that bring playfulness and play, as considering the total number of 974 works, available in the Pedagogy course repository in April 2024, only 35 deal with the subject, which I consider a low number considering the importance of the topic for the Pedagogy course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-10T12:11:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ISMA05062024.pdf: 841112 bytes, checksum: e2b3ea3e76e0ab84629f606e1bb278c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-10T12:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ISMA05062024.pdf: 841112 bytes, checksum: e2b3ea3e76e0ab84629f606e1bb278c5 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.titleO brincar na educação infantil e suas teorias: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal analisar a base teórica adotada nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tratam do Brincar na Educação Infantil, especificamente no curso de Pedagogia da UFPB. Dessa forma, delineamos os seguintes objetivos específicos: refletir acerca da importância do exercício do brincar para a Teoria Histórico-cultural; mapear a presença das pesquisas que tratam do brincar no Repositório Institucional da UFPB – curso Pedagogia, identificando características como: distribuição temporal, aspectos metodológicos e concepções do brincar. A fundamentação teórica desta pesquisa foi baseada na Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, e também trouxemos brevemente as teorias de Piaget e Wallon. Diante disso, este estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, a metodologia utilizada foi construída a partir de uma revisão bibliográfica e documental. De acordo com o que analisamos nos TCCs encontrados no repositório, a partir da delimitação do assunto “Lúdico-jogos e brincadeiras”, pudemos refletir acerca das bases teóricas dos trabalhos, e os resultados apontam que há uma falta de rigor científico na elaboração da fundamentação teórica, pois muitas das pesquisas trazem citações avulsas de autores sem que haja conexão entre as teorias, apresentando assim, contradições teóricas. Faz-se necessário uma maior revisão no que diz respeito aos conceitos e reflexões levantadas nos estudos. Os dados analisados apontam também que não há uma constância na quantidade de trabalhos que trazem a ludicidade e o brincar, pois considerando o número total de 974 trabalhos, disponíveis no repositório do curso de Pedagogia em abril de 2024, apenas 35 tratam sobre o assunto, sendo considerado um número baixo tendo em vista a importância da temática para o curso de Pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISMA05062024.pdf821,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons