Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3064| Tipo: | TCC |
| Título: | Reconstrução da identidade africana na poesia de Senghor |
| Autor(es): | Oliveira, Elaine Nicolau de |
| Primeiro Orientador: | Venâncio, Karina Chianca |
| Resumo: | Alguns cientistas sociais como Glissant (2005) suscitam com o conceito de descolonialidade (processo social e político que propõe uma nova maneira de pensar epistemologicamente) que deixemos de ter um sistema científico eurocêntrico uni-versal e assimilemos o pluri-versalismo onde o fazer científico das minorias é trazido ao discurso acadêmico. Outros como Mignolo (2007) tratam dos fenômenos linguísticos como a crioulização onde as línguas e as culturas colocadas em contato umas com as outras tendem a absorver elementos uma das outras resultando em algo novo e imprevisível. A literatura tem por função registrar todos os processos de tomada de consciência dos povos, justificando através de mitos fundadores e das epopeias o surgimento das Nações. Na poesia africana, sobretudo de Senghor, podemos verificar a tomada de consciência do povo africano enquanto povo culturalmente constituído. Ainda em Sengho, é possível sentir toda expressividade cultural destes povos quando ele traz elementos locais, culturais, crenças e costumes aos seus versos. |
| Abstract: | Toute culture a besoin d’être reconnue, c’est ce que réclament les peuples africains. Après l'indépendance des territoires africains au XXe siècle, dans les années soixante, les coutumes et les croyances avant marginalisées par la colonisation ont commencé à être réinscrites et l’identité culturelle qui avait été supprimée durant 500 ans de domination européenne commence à être reconstruite. Glissant (2005), utilisant le concept de décolonialisme social et politique, propose une nouvelle façon de penser épistémologiquement n’ayons plus un système scientifique euro centrique uni-versel, assimilant le pluri-versalisme où la minorité scientifique est introduite dans le discours académique. Mignolo (2007) traite les phénomènes linguistiques tels que la créolisation, où les langues et les cultures mises en contact ont tendance à absorber des éléments de l'autre, résultant en quelque chose de nouveau et d’imprévisible. La littérature a pour rôle celui de recueillir tous les processus de prise de conscience, justifiés par des mythes fondateurs et des épopées l'émergence des nations. Dans la poésie africaine, en particulier celle de Senghor, nous pouvons vérifier la prise de conscience des peuples africains des cultures qui leur sont propres. Pour Senghor, il est aussi possible de sentir toute l'expression culturelle lorsqu’il apporte des éléments locaux, des croyances culturelles et des coutumes dans ses vers. |
| Palavras-chave: | Identidade Descolonialidade Crioulização Literatura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3064 |
| Data do documento: | 27-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ENO27092013.pdf | 731,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
