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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30640
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jéssica Luiza Lopes dos-
dc.date.accessioned2024-07-10T13:28:28Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-07-10T13:28:28Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30640-
dc.description.abstractThe present work investigated the evaluation practice of a teacher from the João Pessoa school system of a 1st year elementary school class during the Covid-19 pandemic. The study is based on the productions of authors who deal with school assessment (Esteban, 2003; Hoffmann, 2007; Libâneo, 1994; Luckesi, 2011; Vasconcellos, 2014). As a methodological approach, a bibliographical survey was carried out, field research was conducted with a qualitative approach and an exploratory nature. Data collection occurred based on observation during monitoring of remote classes, by completing a questionnaire directed to the teacher and analyzing the evaluation strategies used. Based on the analysis, it was identified that for the teacher, her evaluation practice approaches a mediating approach, that is, she considers the evaluation process as a subsidiary of teaching mediation and committed to the students' learning progression. Finally, the challenges of evaluating in the remote context were noted, since there was no contact with the children due to the suspension of face-to-face school activities and for this, the teacher had to evaluate the students' trajectories based on strategies adjusted to this context, for example, by sending photos of activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-10T13:28:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLLS1006202.pdf: 1015385 bytes, checksum: 514c027462efd70cbc629ceb44a3f125 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.titlePrática avaliativa de uma professora de uma turma do 1º ano do ensino fundamental no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou a prática avaliativa de uma professora da rede de ensino de João Pessoa numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19. O estudo fundamenta-se nas produções de autores que tratam da avaliação escolar (Esteban, 2003; Hoffmann, 2007; Libâneo, 1994; Luckesi, 2011; Vasconcellos, 2014). Como percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico, conduzida a pesquisa de campo com abordagem qualitativa e caráter exploratório. A coleta dos dados ocorreu a partir da observação durante o acompanhamento das aulas remotas, mediante a realização de um questionário direcionado à professora e análise das estratégias avaliativas empregadas. Com base na análise, identificou-se que para a docente a sua prática avaliativa se aproxima de um enfoque mediador, ou seja, considera o processo de avaliação como subsidiário da mediação do ensino e comprometido com a progressão de aprendizagem dos estudantes. Por fim, a pesquisa constou os desafios de avaliar no contexto remoto, uma vez que não havia contato com as crianças em decorrência da suspensão das atividades presenciais da escola e para isso, a professora precisou acompanhar as trajetórias dos estudantes a partir de estratégias ajustadas a esse contexto, como por exemplo, mediante o envio de fotos das atividades e participação dos encontros síncronos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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