Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Helena Martins dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-10T14:14:13Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-07-10T14:14:13Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30646-
dc.description.abstractThe study on Youth and Adult Education within the female prison system constitutes a scarcely explored field in the analyses conducted in undergraduate courses in various areas of Higher Education institutions in Brazil. This gap also reflects the reality of incarcerated women in the state of Paraíba. The present research relies on documents and oral reports from professors who work with women in prison. During the analysis, the methodology of Oral History was used as an important resource for expanding information, reflections, and interpretations of Youth and Adult Education practices in the prison system. The work relied on the accounts of a professor of the prison system of the state of Paraíba, aiming to bring out the individuality of her experiences within prison education. The research engages with the works and concepts of Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault, and Erwing Golfmam. This work reflects on the education of Young and Adult Women within the prison system and its role in rehabilitating women who experience the deprivation of liberty, as well as the challenges within the field of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-10T14:14:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMSL05062024.pdf: 688881 bytes, checksum: dac25641a1f78737c74aa01b56cacc2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-10T14:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HMSL05062024.pdf: 688881 bytes, checksum: dac25641a1f78737c74aa01b56cacc2a (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.subjectRessocialização - mulherespt_BR
dc.titleEducação para liberdade: um caminho para ressocialização de mulheres em situação de cárcerept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira-
dc.description.resumoO estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do Sistema penitenciário feminino constitui um campo pouco explorado nas análises realizadas nos cursos de graduação nas mais diversas áreas dos institutos de Ensino Superior do Brasil. Tal lacuna também se reflete acerca da realidade dos presídios femininos do Estado da Paraíba. A presente pesquisa tem por fontes documentos e relatos orais de professoras que estão presentes junto as mulheres em situação de cárcere. Durante a realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia da História Oral por constituir um importante recurso para ampliação de informações, reflexões e interpretações das práticas de EJA no sistema penitenciário além disso está situada no campo da pesquisa qualitativa. O trabalho utilizou-se dos relatos de uma professora do sistema prisional do Estado da Paraíba visando trazer a individualidade de suas experiências dentro da educação em prisões com o objetivo de analisar o papel da educação na ressocialização de mulheres em situação de cárcere. A pesquisa dialoga com as obras e conceitos de Paulo Freire, Michelle Perrot, Mary Del Priori, Michel Foucault e Erwing Golfmam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMSL05062024.pdf672,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons