Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30652
Tipo: | Tese |
Título: | [mæd/mæt]: análise dinâmico-complexa do desenvolvimento da duração vocálica por aprendizes paraibanos de inglês |
Autor(es): | Alves, Anilda Costa |
Primeiro Orientador: | Lucena, Rubens Marques de |
Primeiro Coorientador: | Alves, Ubiratã Kickhöfel |
Resumo: | Esta Tese apresenta uma análise de processo (Lowie; Verspoor, 2015; 2019; Yu; Lowie, 2020) do desenvolvimento da duração vocálica em pares mínimos encerrados por plosivas vozeadas/não vozeadas do inglês (como em [mæd/mæt]), através das trajetórias individuais de quatorze falantes nativos brasileiros paraibanos aprendizes de inglês como língua adicional. Para tanto, a presente pesquisa está fundamentada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (De Bot; Lowie; Verspoor, 2007; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; De Bot, 2017; Larsen-Freeman, 2015, 2017; Lowie, 2017; Albuquerque, 2019; Lowie; Verspoor, 2019; Yu; Lowie, 2020; Hiver; Al-Hoorie, 2020, Schereschewsky, 2021, entre outros), a fim de observar a possível influência da instrução explícita sobre as distinções envolvendo a duração vocálica que precede os segmentos-alvo finais. Os aprendizes foram divididos em dois grupos distintos. Um dos grupos recebeu instrução explícita acerca de alguns aspectos fonético-fonológicos do inglês (Grupo Experimental – 11 participantes) e outro grupo não recebeu instrução explícita (Grupo Controle – 3 participantes). Seguindo um delineamento longitudinal com uma janela de tempo de onze meses e uma escala de tempo quinzenal, totalizando 24 pontos de coleta, realizamos um estudo no formato A-B-A (cf. Hiver; Al-Hoorie, 2020), com um período intermediário de intervenções pedagógicas (ocorrido entre as coletas 9 a 16 - apenas no Grupo Experimental), em que foram realizadas oito sessões de instrução formal e explícita acerca de alguns aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa, a fim de obter resultados favoráveis à distinção da duração vocálica precedente a segmentos plosivos vozeados e não vozeados na língua não nativa. Foram realizados dois métodos distintos de investigação empírica (análises de pico e análises de change-points), no intuito de discutir, com base nos resultados dos valores de duração relativa das médias e dos valores mínimos e máximos das durações vocálicas de cada coleta precedentes a plosivas vozeadas/não vozeadas do inglês, em cada uma das 24 sessões de coleta, aspectos como complexidade, variabilidade, não linearidade e emergência do desenvolvimento da língua adicional. As análises de pico (cf. Van Dijk; Verspoor; Lowie, 2011), através de Simulações de Monte Carlo com 10.000 interações, demonstraram picos de desempenho ascendentes e descendentes significativos em todos os participantes do Grupo Experimental, apresentando possíveis influências do período de instrução explícita. Em contrapartida, um dos participantes do Grupo Controle não apresentou picos de desempenho significativos, enquanto os demais, apesar de apresentarem picos de desempenho ascendentes e descendentes significativos, não contemplaram as expectativas em relação ao comportamento da duração vocálica em pares mínimos do inglês precedentes a plosivas vozeadas/não vozeadas, pois apesar da variabilidade, as trajetórias seguiram caminhos paralelos ao longo das coletas, demonstrando que os aprendizes não fizeram a distinção entre os pares de segmentos analisados. As análises de change-point (cf. Taylor, 2020), mediante o uso do software Change-Point Analyzer (Taylor Enterprises, 2020), detectaram mudanças de padrões em todos os participantes do estudo, com estratégias variáveis, demonstrando que os aprendizes parecem experimentar formas distintas de desenvolvimento, visto a variabilidade apresentada por cada um. Por sua vez, em meio a tal variabilidade, foi possível encontrar tendências semelhantes entre as estratégias utilizadas pelos participantes. |
Abstract: | This dissertation aims to present a process analysis (Lowie; Verspoor, 2015; 2019; Yu; Lowie, 2019) of vowel duration development in minimal pairs ending in ‘voiced/unvoiced’ English plosives (such as in [mæd/mæt]), through analyses of the individual trajectories of fourteen native Brazilian speakers from the state of Paraíba who learn English as an additional language. To do so, the present study is grounded on Complex Dinamic Systems Theory (De Bot; Lowie; Verspoos, 2007; Larsen-Freeman; Cameron, 2008; De Bot, 2017; Larsen-Freeman, 2015, 2017; Lowie, 2017; Albuquerque, 2019; Lowie; Verspoor, 2019; Yu; Lowie, 2020; Hiver; Al-Hoorie, 2020, Schereschewsky, 2021 among others), in order to observe the possible influence of explicit instruction regarding the distinctions involving the length of the vowel preceding the target segments. Learners were divided into two different groups. One of the groups received explicit instruction about phonetic-phonological aspects of English (Experimental Group – 11 participants), and the other group did not receive explicit instruction (Control Group – 3 participants). Based on a longitudinal design with an eleven-month temporal window span and a fortnightly time scale, totalizing 24 data collection points, we conducted a study in an A-B-A format (cf. Hiver; Al-Hoorie, 2020), with an intermediate period of pedagogical instruction (between Data Collections 9 and 16 only for the Experimental Group), in which eight sessions of formal and explicit instruction were carried out about some phonetic-phonological aspects of the English language, in order to obtain favorable results for the distinction of vowel duration preceding voiced and unvoiced plosive segments in the non-native language. Two different methods of empirical investigation were carried out (peak analyzes and change-points analyzes), in order to discuss, based on the results of the relative duration values of the averages and the minimum and maximum values of vowel durations in each data collection preceding voiced/unvoiced plosives in English, in each of the 24 collection sessions, aspects such as complexity, variability, non-linearity and emergence of additional language development. The peak analyzes (cf. Van Dijk; Verspoor; Lowie, 2011), with Monte Carlo simulations, carried out with 10.000 interactions, presented significant increasing and decreasing performance peaks in all members of the Experimental Group, suggesting a possible influence of the period of explicit instruction. On the other hand, one member from the Control Group did not present significant performance peaks, while the others, despite presenting significant ascending and descending performance peaks, did not reach the expectations regarding the behavior of vowel duration in ‘voiced/unvoiced’ English plosives, because despite the variability, the trajectories followed parallel paths throughout the data collections, demonstrating that these three learners did not distinguish between the pairs of analyzed segments. The Change-point analyses (cf. Taylor, 2020), using the Change-Point Analyzer software (Taylor Enterprises, 2020), detected changing patterns in all of the members of both groups. These findings demonstrate that learners are likely to experience different forms of development, given the variability presented by each one. However, amid such variability, it was possible to find similar trends among the strategies used by the participants. |
Palavras-chave: | Língua adicional - Aprendizes de inglês TSDC - Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos Duração vocálica Pronúncia - Instrução explícita Additional language - Learners of english TCAS - Theory of Complex Adaptive Systems Vowel length Pronunciation - Explicit instruction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30652 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnildaCostaAlves_Tese.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
AnildaCostaAlves_Tese_Ficha_SIGAA.pdf | 2,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons