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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30661| Tipo: | TCC |
| Título: | Pedagogia, projetos acadêmicos de ensino e extensão, e educação de jovens, adultos e idosos: contribuição da experiência em projetos acadêmicos para a formação docente inicial |
| Autor(es): | Siqueira, Letícia Maria Mendonça de |
| Primeiro Orientador: | Brunieri, Hermes Talles dos Santos |
| Resumo: | Este trabalho consistiu em reunir alguns relatos da minha experiência com projetos universitários de ensino e extensão que contribuíram especificamente com o desenvolvimento de minhas experiências formativas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para isso, foi necessário traçar uma linha temporal do desenvolvimento da Educação e, em particular, da EJAI, bem como do processo de alfabetização no Brasil, a fim de compreender a necessidade de experienciar a docência ainda enquanto estudante, principalmente no que concerne uma modalidade de ensino tão específica, porém com um denso histórico de defasagem governamental e pouco material teórico ou prático a ela particularmente destinado. Os elementos teóricos foram compostos, de um lado, por concepções da Educação brasileira em uma perspectiva histórica, em específico, às práticas alfabetizadoras, e, de outro, acerca da noção de experiência (Bondía, 2016), como fundamental para a formação acadêmico-profissional, sendo este, baseando-me em Brunieri (2022), a tratar da formação inicial das professoras. O objetivo desta monografia foi, através de exemplos da minha experiência, analisar como as vivências e as experiências foram significativas para constituir-me enquanto professora pedagoga, especificamente para a docência na EJAI. A metodologia parte do princípio da pesquisa autobiográfica de Abrahão (2003) e as análises são feitas pelo método de análise compreensiva (Abrahão, 2003), considerando a subjetividade dos relatos, separados em cinco cenas (Início dos Processos de Experiência, Hostilização entre Licenciatura Específica e Pedagogia no espaço escolar, Desafios no Espaço Escolar, Novas Tentativas Para Um Recomeço, Interações e Relacionamentos dos Alunos), retirados de um diário particular, no qual registrei os momentos durante os projetos de ensino e extensão, e utilizei como instrumento de pesquisa. Esta pesquisa pôde esclarecer como o acesso aos projetos universitários permitem às graduandas tornarem-se professoras. Além disso, também são feitas considerações sobre o peso e o impacto das experiências relatadas e analisadas para a formação acadêmica em um curso tão amplo, cujas oportunidades do campo de atuação, que são tantas, são pouco possíveis de contactar ainda na graduação. |
| Abstract: | This work involved gathering some accounts of my experience with university teaching and extension projects that specifically contributed to the development of my formative experiences in Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI). To achieve this, it was necessary to outline a timeline of the development of Education, particularly EJAI, as well as the literacy process in Brazil, in order to understand the necessity of experiencing teaching even as a student, especially regarding such a specific mode of education, yet with a dense history of governmental lag and scarce theoretical or practical material specifically aimed at it. The theoretical elements were composed, on one hand, of conceptions of Brazilian Education from a historical perspective, specifically focusing on literacy practices, and on the other, about the notion of experience (Bondía, 2016), as fundamental for academic-professional training, based on Brunieri (2022), which addresses the initial training of teachers. The objective of this monograph was to analyze, through examples from my experience, how these experiences and encounters were significant in shaping me as a pedagogy teacher, specifically for teaching in EJAI. The methodology is based on the principle of autobiographical research by Abrahão (2003), and the analyses are conducted using the comprehensive analysis method (Abrahão, 2003), considering the subjectivity of the accounts, separated into five scenes (Beginning of Experience Processes, Hostility between Specific Licensure and Pedagogy in the School Space, Challenges in the School Space, New Attempts for a Fresh Start, Interactions and Relationships with Students), taken from a personal diary in which I recorded moments during teaching and extension projects, and used as a research tool. This research was able to clarify how access to university projects allows undergraduates to become teachers. Additionally, considerations are made about the weight and impact of the experiences reported and analyzed for academic training in such a broad course, whose opportunities for fieldwork, which are many, are scarcely possible to contact still during undergraduate studies. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Docência Educação de jovens e adultos Idosos Autobiografia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30661 |
| Data do documento: | 5-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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