Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30662
Tipo: TCC
Título: Centro estadual de línguas da paraíba: uma análise a partir da política linguística
Autor(es): Ferreira, Erika De Almeida
Primeiro Orientador: Ponte, Andrea Silva
Resumo: A presente pesquisa trata de analisar a atuação do Centro de Línguas do Estado da Paraíba (CELIN-PB) e as práticas que se desenvolvem nele a partir do olhar da Política linguística, além de refletir sobre o papel do professor de língua espanhola enquanto agente de políticas linguísticas. Este trabalho está fundamentado em autores da área de Política e Planejamento linguístico, como Ribeiro da Silva (2013), Spolsky (2004), Baldauf Jr. (2004), Ricento (2000), Shohamy (2006), Souza e Soares (2014), Paulino (2021), Ponte (2022), e no documento oficial Marco Comum Europeu de Referência (2001). O trabalho se realizou a partir de duas frentes de análise: pesquisa bibliográfica e entrevistas e análise do material didático construído pelo coordenador de língua espanhola e pelos professores do CELIN-PB. Observamos que a atuação do centro de idiomas se configura como uma ação “informal” de política linguística por parte do estado. Por outro lado, os professores de espanhol da instituição realizam ações que orientam o olhar da comunidade escolar sobre a língua espanhola a partir do momento em que se dispõem a elaborar um material didático que apresenta a língua espanhola com uma perspectiva pluricêntrica e heterogênea, tornando-se, dessa forma, agentes de política linguística.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo analizar el Centro de Lenguas del Estado de Paraíba y las prácticas que se desarrollan en él desde la perspectiva de la Política Lingüística, además de reflexionar sobre el papel del profesor de lengua española como agente de política lingüística. Este trabajo se basa en autores en el campo de la Política y Planificación Lingüística como Ribeiro da Silva (2013), Spolsky (2004), Baldauf Jr. (2004), Ricento (2000), Shohamy (2006), Souza y Soares. (2014), Paulino (2021), Ponte (2022), y el documento oficial como el Marco Común Europeo de Referencia (2001). El trabajo se realizó en dos frentes analíticos: investigación bibliográfica y entrevistas y análisis del material didáctico producido por el coordinador de lengua española y profesores del CELIN-PB. Observamos que el centro de idiomas se configura como una acción de política lingüística “informal” por parte del Estado. Por otro lado, los profesores de español de la institución realizan acciones que orientan la visión de la comunidad escolar sobre la lengua española, desde el momento en que se proponen producir material didáctico que presente la lengua española desde una perspectiva pluricéntrica y heterogénea, convirtiéndose de esta manera en agentes de política lingüística.
Palavras-chave: política linguística
ensino de língua espanhola
Centro De Línguas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30662
Data do documento: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErikaDeAlmeidaFerreira_TCC.pdfTCC2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ErikaDeAlmeidaFerreira_TERMO.pdfTERMO177,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons