Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vinícius Henrique Sales da-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:02:55Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-07-11T17:02:55Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30663-
dc.description.abstractThis work aims to understand the process of digital inclusion in adult and youth education, focusing on the promotion of inclusive and accessible educational practices. Adult and Youth Education (AYE) is a modality of basic education that encompasses a diverse population with specific educational needs and demands. In this context, digital inclusion emerges as a right to promote access to education, equal opportunities, and active participation of students in the information society. The study seeks to answer the following questions: given the increasing adoption of hybrid teaching in adult and youth education, what are the main challenges faced by AYE regarding digital inclusion, and how can effective strategies be developed to promote a humanized digital inclusion in this teaching modality? The topic is relevant as the process of digital inclusion in AYE presents complex challenges related to both access to technologies and the development of digital skills necessary for their effective use. Furthermore, the discussion on the humanization of digital inclusion is necessary to ensure that pedagogical practices are aligned with the principles of respect for diversity, intercultural dialogue, and the promotion of human rights. Thus, the study proposes a critical reflection on the challenges and prospects of digital inclusion in AYE, from a humanized perspective that values diversity, autonomy, and active participation of students in the educational process. Additionally, it seeks to contribute to the development of pedagogical strategies that favor effective and meaningful digital inclusion in adult and youth education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-11T17:02:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VHSS05062024.pdf: 1415671 bytes, checksum: 56946db73f035e9e46f8448868949079 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T17:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VHSS05062024.pdf: 1415671 bytes, checksum: 56946db73f035e9e46f8448868949079 (MD5) Previous issue date: 2024-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPráticas educacionais inclusivaspt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos (EJA): desafios e perspectivas para a inclusão digital humanizadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de inclusão digital na educação de jovens e adultos, com foco na promoção de práticas educacionais inclusivas e acessíveis. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que abrange uma população diversificada, com necessidades e demandas educacionais específicas. Nesse contexto, a inclusão digital emerge como um direito para promover o acesso à educação, a igualdade de oportunidades e a participação ativa dos alunos na sociedade da informação. O estudo busca responder às seguintes questões: diante da crescente adoção do ensino híbrido na educação de jovens e adultos, quais são os principais desafios enfrentados pela EJA em relação à inclusão digital, e como podem ser desenvolvidas estratégias eficazes para promover uma inclusão digital humanizada nessa modalidade de ensino? O tema é relevante na medida em que o processo de inclusão digital na EJA apresenta desafios complexos, relacionados tanto ao acesso às tecnologias quanto ao desenvolvimento das competências digitais necessárias para seu uso efetivo. Além disso, a discussão sobre a humanização da inclusão digital se faz necessária para garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas aos princípios do respeito à diversidade, do diálogo intercultural e da promoção dos direitos humanos. Assim, o estudo propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e as perspectivas da inclusão digital na EJA, a partir de uma perspectiva humanizada, que valoriza a diversidade, a autonomia e a participação ativa dos alunos no processo educativo. Outrossim, busca contribuir para a elaboração de estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão digital efetiva e significativa na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VHSS05062024.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons