Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30667
Tipo: TCC
Título: Ensino de números racionais por meio de resolução de problemas na educação de jovens e adultos
Autor(es): Rodrigues, Elisangela Garcia Santos
Primeiro Orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a compreensão dos estudantes do Ciclo II da Educação de Jovens e Adultos em relação aos números racionais, a partir da resolução de problemas, estabelecendo uma relação direta entre contexto escolar e social. A motivação para a realização deste estudo justifica-se a partir da identificação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no aprendizado de Matemática, bem como, devido a insatisfação dos alunos decorrente da complexidade associada a essa área do conhecimento. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos que tratam dos números racionais, resolução de problemas, ensino de matemática e as reflexões sobre o ensino na Educação de Jovens e Adultos. Como pressuposto metodológico, esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e exploratória. O público participante foram os alunos do Ciclo II da Educação de Jovens e Adultos de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no bairro de Jaguaribe, João Pessoa–PB. Foram aplicados diferentes instrumentos, em variados momentos: um questionário diagnóstico, técnicas de dobraduras para o conceito de frações, sequências de atividades envolvendo números racionais e resolução de problemas e um questionário final. Ao término do estudo, em relação à aprendizagem do grupo participante, constatou-se que os números racionais não eram devidamente reconhecidos na resolução de problema pelos estudantes; as representações dos números fracionários e decimais no cotidiano foram identificadas pelos alunos; as sequências de atividades apresentaram eficácia para o desenvolvimento das habilidades e no reconhecimento das representações dos números racionais; os estudantes demonstraram competências na utilização de estratégias para a Resolução de Problema. No que se referem aos obstáculos, identificou-se que os estudantes apresentaram dificuldades na representação dos números decimais na reta numérica, assim como não conseguiram reconhecer de imediato as frações equivalentes nem dominam as operações envolvendo cálculos de quocientes. Os questionários de diagnóstico e final possibilitaram traçar o perfil e a compreensão sobre como o estudante da Educação de Jovens e Adultos enxerga o ensino de matemática. As atividades abordando a resolução de problemas em matemática, buscaram possibilitar uma aprendizagem significativa a partir da interação com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Diante disso, entendeu-se que a partir deste estudo, que contextualiza e traz uma abordagem do conteúdo dos números racionais e a resolução de problemas, foi possível desmistificar no aprendiz a aversão atribuída por alguns ao componente curricular Matemática.
Abstract: This work aimed to analyze the understanding of students in Cycle II of Youth and Adult Education in relation to rational numbers, based on problem solving, establishing a direct relation ship between school and social context. The motivation for carrying out this study is justified by the identification of the difficulties faced by students in learning Mathematics, as well as due to student dissatisfaction arising from the complexity associated with this area of knowledge. The theoretical foundation was based on studies that deal with rational numbers, problem solving, mathematics teaching and reflections on teaching in Youth and Adult Education. As a methodological assumption, this research presented a qualitative and exploratory approach. The participating public were students from Cycle II of Youth and Adult Education at a State Elementary School in the neighborhood of Jaguaribe, João Pessoa – PB. Different instruments were applied at different times: a diagnostic questionnaire, folding techniques for the concept of fractions, sequences of activities involving rational numbers and problem solving and a final questionnaire. At the end of the study, in relation to the learning of the participant group, it was found that rational numbers were not properly recognized in problem solving by students; the representations of fractional and decimal numbers in everyday life were identified by the students; the sequences of activities were effective in developing skills and recognizing the representations of rational numbers; students demonstrated skills in using Problem Solving strategies. Regarding obstacles, it was identified that students had difficulties in representing decimal numbers on the number line, as well as being unable to immediately recognize equivalent fractions nor master operations involving quotient calculations. The diagnostic and final questionnaires made it possible to outline the profile and understanding of how Youth and Adult Education students view mathematics teaching. The activities addressing problem solving in mathematics sought to enable meaningful learning through interaction with Youth and Adult Education students. In view of this, it was understood that from this study, which contextualizes and brings an approach to the content of rational numbers and problem solving, it was possible to demystify in the learner the aversion attributed by some to the Mathematics curricular component.
Palavras-chave: Números racionais
Resolução de problemas
Ensino - matemática.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30667
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGSR05062024.PDF1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons