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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30670
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Helena Oliveira de Macedo-
dc.date.accessioned2024-07-12T12:25:23Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-12T12:25:23Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30670-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the exercise of playing in early childhood education. In this way, we seek to provide theoretical knowledge about this theme, understanding the similarities and distinctions between Genetic Epistemology and Cultural Historical Theory, in relation to the conceptions of learning and development, evaluating the implications that the theoretical understanding of play can be printed in pedagogical practice. It is necessary to reflect on the role of the teacher in ensuring the practice of play in Early Childhood Education. Therefore, this is a research with a qualitative, bibliographic approach based on fieldwork. The methodology used in this research was the bibliographic review based on the investigation and reflection of the data from a notebook of memories from records throughout an internship experience. This study is important because it seeks to bring reflections and considerations about the importance of teachers seeking to understand the process of learning and development from a theoretical perspective, as well as to enrich their practices in the exercise of play. We found that the lack of a methodological and theoretical basis in the teacher's practices hinders their understanding of the pedagogical practices aimed at the exercise of play in child development. Thus, it is necessary to mediate the teacher in playing, so that he considers the interests and needs of the children in order to better intervene in this process. Finally, we can understand the importance of the theoretical foundation about play to defend the pedagogical practice committed to the quality of interactions, so that the teacher can reflect, plan and direct his activities considering the child's development, his interest and his relationship with the environmentpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T12:25:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MHOMP08052024.pdf: 559708 bytes, checksum: 123d614b0503cce2ff534d94ecbf4a51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T12:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MHOMP08052024.pdf: 559708 bytes, checksum: 123d614b0503cce2ff534d94ecbf4a51 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleO brincar na teoria e na prática: um relato de experiência na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo principal analisar o exercício do brincar na Educação Infantil. Desta forma, buscamos fornecer o conhecimento teórico acerca desta temática, compreendendo as similaridades e distinções entre a Epistemologia Genética e da Teoria Histórico Cultural, em relação às concepções de aprendizagem e desenvolvimento, avaliando as implicações que a compreensão teórica acerca do brincar pode imprimir na prática pedagógica. Torna-se necessário refletir acerca do papel do professor frente a garantia da prática do brincar na Educação Infantil. Diante disso, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica fundamentada em um trabalho de campo. A metodologia usada nesta pesquisa foi a revisão bibliográfica alicerçada na investigação e reflexão dos dados de um diário de campo proveniente de registros ao longo de uma experiência no estágio. Este estudo é importante pois busca trazer reflexões e considerações sobre a importância do professor buscar compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva teórica, tal como para enriquecer suas práticas no exercício do brincar. Verificamos que a falta de uma base metodológica e teórica nas práticas do professor dificulta a sua compreensão sobre as práticas pedagógicas voltadas para o exercício do brincar no desenvolvimento infantil. Deste modo, é necessário a mediação do professor no brincar, de maneira que considere os interesses e necessidades das crianças para melhor intervir neste processo. Por fim, podemos compreender sobre a importância da fundamentação teórica acerca do brincar para defesa da prática pedagógica comprometida com a qualidade das interações, assim, o professor poderá refletir, planejar e direcionar suas atividades considerando o desenvolvimento da criança, seu interesse e sua relação com o meio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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