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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Vitória Clara-
dc.date.accessioned2024-07-12T13:08:17Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-12T13:08:17Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30672-
dc.description.abstractThis research seeks, based on the Operational Guidelines for Schools in the Paraíba State Education Network, to reflect how the pedagogical and curricular arrangements and the actions of these arrangements occurred for the EJA classes in the 2023 at Braz Baracuhy Public School. These Guidelines focus on BNCC's essential learning for the middle school and high school. From a methodology point of view, it is a qualitative approach, based on bibliographic and documentary research, on interviews with open and closed questions with the pedagogical coordination and with teachers who worked in EJA classes, in the subjects of Geography, History and Portuguese. Regarding the results, we noticed a lack of harmony between the statements made by the pedagogical coordination and the teachers about the pedagogical planning for EJA students. The elaboration of the content covered in these subjects as well as the assessment of learning was carried out by the teachers. Considering the undeniable effort of the teachers' work, they do not have initial and continued training to work at EJA. It is also a fact that concerns us, and that represents challenges from the point of view of learning content in relation to the specificities of students: young people, adults and elderly people. We know that turnover is a common characteristic in EJA classes. Many EJA students are from rural area. The failure and dropout data from the researched school point to worrying numbers of school dropouts in 2023; data that prompt future investigation to think about the relationship between the continuity of pedagogical actions and the activities carried out in the classroom, with increasingly heterogeneous classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T13:08:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCV06062024.pdf: 388609 bytes, checksum: 625928ea6edec849fa4bea90152b8aca (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDiretrizes operacionaispt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos a partir das diretrizes operacionais da Paraíba - ano 2023pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Eduardo Antônio de Pontes-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca, a partir das Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede Estadual da Paraíba, refletir como foi construída a organização curricular e pedagógica e seus efeitos nas ações para as turmas da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Braz Baracuhy, em 2023. Essas Diretrizes focam as aprendizagens essenciais da BNCC para as etapas do Ensino Fundamental e Médio. Do ponto de vista da metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica e documental, em entrevistas com questões abertas e fechadas com a coordenação pedagógica e com professoras que atuaram nas turmas da EJA, nas disciplinas de Geografia, História e Português. Sobre os resultados, percebemos uma falta de sintonia entre as afirmações da coordenação pedagógica e as professoras sobre o planejamento pedagógico para os alunos da EJA. A elaboração dos conteúdos trabalhados nessas disciplinas assim como a avaliação da aprendizagem foi realizada pelas professoras. Considerando o inegável esforço do trabalho das professoras, estas não possuem formação inicial e continuada para atuar na EJA. É também um dado que nos preocupa, e que representa desafios do ponto de vista da aprendizagem dos conteúdos com relação às especificidades dos alunos: jovens, adultos e idosos. Sabemos que a rotatividade é uma característica comum nas turmas da EJA. Muitos alunos da EJA são trabalhadores do campo. Os dados de reprovação e desistência da escola pesquisada apontam para números preocupantes de evasão escolar em 2023; dados que suscitam uma investigação futura para pensarmos a relação entre a continuidade das ações pedagógicas e as atividades realizadas em sala de aula, com as turmas cada vez mais heterogêneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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