Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Aline Messias de-
dc.date.accessioned2024-07-12T13:34:48Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-12T13:34:48Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30673-
dc.description.abstractThis study analyzed the experiences of supervised internships in the field of education, reflecting on the role of pedagogical supervision, management, interns and what factors could trigger people to drop out of the pedagogy course. As this is a qualitative study, it embraced two methodological procedures: state of the art and narrative interviews. The State of the Art is the part of the work that will refer to what has already been discovered on the subject being researched, helping to improve and develop new concepts. As a way of organizing and concentrating the main ideas on the subject, data was collected from the UFPB Institutional Repository. The research was outlined through the analysis of monographs, written between 2015 and 2021, which report reflections on internship experiences and their importance in teacher training. After analyzing the publications, we realized that the supervised internship in Pedagogy is not discussed in such a way that all those involved in this process can consider their roles. Narrative interviews were also carried out with an intern and internship supervisors, with the aim of finding in these narratives, in addition to the relationship between theory and practice, discourses and actions of the supervision and pedagogical team in the relationship with the intern that can engender motivations or discouragements to continue their academic training. The texts and narrative data analyzed demonstrate the importance of discussing the internship in education, the relationships and discourses between the subjects involved in the teacher training process, corroborating the construction of future education professionals prepared for everyday school life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T13:34:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMO06062024.pdf: 659525 bytes, checksum: 0bce20cb075a3b5d919b5039abb0d56c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T13:34:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMO06062024.pdf: 659525 bytes, checksum: 0bce20cb075a3b5d919b5039abb0d56c (MD5) Previous issue date: 2024-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleDiscursos sobre a profissão docente durante as práticas de estágio supervisionado e seus impactos na formação em pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Guedes da-
dc.description.resumoO presente trabalho analisou as experiências vivenciadas em estágios supervisionados no campo da educação, refletindo sobre o papel da supervisão pedagógica, gestão, estagiários e quais os fatores poderiam desencadear a desistência do curso de pedagogia. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, abraçou dois procedimentos metodológicos: estado da arte e entrevistas narrativas. O Estado da Arte é a parte do trabalho que fará referência ao que já se tem descoberto sobre o assunto pesquisado, auxiliando na melhoria e desenvolvimento de novos conceitos. Como forma de organizar e concentrar as principais ideias da temática, foi utilizado para o levantamento de dados no Repositório Institucional da UFPB. A pesquisa foi delineada através da análise de monografias, escritas entre 2015 e 2021, as quais relatam reflexões sobre experiências de estágio e sua importância na formação docente. Após análise das publicações tivemos a percepção de que o estágio supervisionado em Pedagogia não é discutido de forma que todos os envolvidos nesse processo possam ponderar os seus papéis. Foram realizadas também entrevistas narrativas com um estagiário e supervisoras de estágio, visando encontrar nessas narrativas, para além da relação teoria e prática, discursos e ações da supervisão e equipe pedagógica na relação com estagiário que podem engendrar motivações ou desestímulos à continuidade da sua formação acadêmica. Os textos e dados das narrativas analisados demonstram a importância de se discutir o estágio em educação, as relações e discursos entre os sujeitos envolvidos no processo de formação docente, corroborando na construção de futuros profissionais da educação preparados para o cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMO06062024.pdf644,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons