Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Maria Maysa Romão-
dc.date.accessioned2024-07-12T15:26:54Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-12T15:26:54Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30676-
dc.description.abstractStudies in the field of emotions highlight their importance for the teaching-learningprocessofstudents, as well as benefiting the inclusion process of students with disabilities. Thecompetencies and skills acquired through Emotional Education can bring autonomyandimprove subjective well-being. Therefore, the general objective of this work is topresent theexperience report as a scholarship student in the Probex (Extension Scholarship Program)andProlicen (Licensure Program) projects at the Federal University of Paraíba (UFPB) andhowEmotional Education can emotionally strengthen and enhance the teaching-learningprocessofstudents with disabilities at the Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira State School of SpecialEducation. To achieve this objective, the following methodologies were adopted: qualitativeresearch approach, field study method, and the focus group and observation techniques. Theresults of the work showed that Emotional Education benefits students with disabilities,helping them to recognize and understand their emotions, increasing their confidence,autonomy, and active participation in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T15:26:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMRB06062024.pdf: 1547106 bytes, checksum: 3202a395b3c8e35a45033ec681d5be6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T15:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMRB06062024.pdf: 1547106 bytes, checksum: 3202a395b3c8e35a45033ec681d5be6e (MD5) Previous issue date: 2024-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleEducação emocional na prática: um relato de experiência com estudantes com deficiência nos projetos PROBEX e PROLICENpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoOs estudos no campo das emoções evidenciam sua importância para o processodeensino-aprendizagem dos educandos, além de beneficiar o processo de inclusão dos/das alunos/ascom deficiência, pois as competências e habilidades adquiridas no processo de EducaçãoEmocional podem trazer autonomia e melhoria do bem-estar subjetivo. Diante disso, oobjetivo geral deste trabalho é apresentar o relato de experiência como aluna bolsistadosprojetos Probex (Programa de Bolsas de Extensão) e Prolicen (Programa de Licenciaturas)daUniversidade Federal da Paraíba (UFPB) e como a Educação Emocional pode fortaleceremocionalmente e aprimorar o processo de ensino-aprendizagemdos/das alunos/ascomdeficiência da Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira. Paraalcançar esse objetivo foi adotado as seguintes metodologias: a abordagempesquisaqualitativa, o método estudo de campo e a técnica grupo focal e observação. Os resultadosdotrabalho evidenciaram que a Educação Emocional beneficia os/as alunos/as comdeficiência,ajudando-os/as a se reconhecerem e a entender suas emoções, aumentando sua confiança,autonomia e participação ativa na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMRB06062024.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons