Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Ana Carolina Protasio-
dc.date.accessioned2024-07-12T15:50:39Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-12T15:50:39Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30677-
dc.description.abstractSchool uniforms have been present in our society for a long time. Initially, it had the purpose of identifying students and standardizing clothing, but other meanings became attached to it over the years. Thus, based on studies on the constitution of the school, fashion and school uniforms and the taming of bodies, this work aims to understand in what ways the uniform is used, both within and outside the school space, in taming of bodies. For this purpose, we conducted a bibliographic research to find references that align with our theme and to utilize in our analysis and we also relied on a case study to examine how these issues appear in the images analyzed in the discussion of this work. The imagery study and our analyses allowed us to verify that the school uniform not only has an aesthetic appeal but also seeks to discipline bodies and standardize them according to the dominant norms of our social structure. Therefore, we hope that this study contributes to understanding the influences caused by the use of school uniforms, as well as how social standards and norms are reproduced through them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T15:50:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPC06062024.pdf: 822032 bytes, checksum: 6ab3611ad5c54cd685296f5241b9f172 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T15:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACPC06062024.pdf: 822032 bytes, checksum: 6ab3611ad5c54cd685296f5241b9f172 (MD5) Previous issue date: 2024-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFardamento escolarpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectModa e educaçãopt_BR
dc.subjectUniformização e controle dos corpospt_BR
dc.titleO fardamento escolar e suas relações de poder na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Guedes da-
dc.description.resumoO fardamento escolar está presente em nossa sociedade há bastante tempo. Inicialmente, tinha o propósito de identificar os alunos e padronizar a vestimenta, mas outros significados foram sendo atrelados a ele no decorrer dos anos. Assim, com base em estudos sobre a constituição da escola, a moda e o fardamento escolar e o controle dos corpos, este trabalho tem como objetivo compreender de quais formas o fardamento é utilizado, dentro e fora do espaço escolar, no controle dos corpos. Para tal, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico para buscar o referencial que se aproxima da nossa temática e utilizar em nossa análise e também nos apoiamos no estudo de caso para verificar como essas questões aparecem nas imagens analisadas na discussão deste trabalho. O estudo imagético e nossas análises nos permitiu verificar que o fardamento não tem apenas apelo estético, como também busca disciplinar os corpos e padronizar diante das normas dominantes de nossa estrutura social. Sendo assim, esperamos que este estudo contribua no entendimento acerca das influências causadas com o uso do fardamento escolar e bem como os padrões e normas sociais são reproduzidos através dele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPC06062024.pdf802,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons