Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Sabrina Bezerra-
dc.date.accessioned2024-07-15T13:53:45Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-15T13:53:45Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30687-
dc.description.abstractSince the promulgation of the Federal Constitution of 1988, the concept of educational management has gained materiality in constitutional discourse, marking the point at which democratic management became a principle of public education. As a result of this discursive event, this research aimed to analyze the concept of educational management within the framework of political-pedagogical discourse, starting from this constitutional milestone. Our theoretical-methodological approach consisted of Archaeological Discourse Analysis, which allowed us to work with the archaeological notions of statement and discourse based on the writings of Michel Foucault (2008). Methodologically, the research followed three steps outlined by Alcantara and Carlos (2013): we mapped the documents that give materiality to the concept of educational management (Federal Constitution of 1988, LDB/9394/96, CNE/CEB/07/2010 Opinion, and Resolution/04/2010); excavated the zone of political-pedagogical discourse as a domain that circumscribes the analyzed concept; and analyzed and described the enunciative series. We selected three of these series for deeper analysis in our results: the political legality enunciative series; the political-educational enunciative series; and the pedagogical-school enunciative series. From the analysis and description of the statements, we concluded that there is a bundle of constitutive relationships within each of the analyzed series, and that the order of political-pedagogical discourse exerts a modus operandi of feedback between the concept of democratic management and public education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-15T13:53:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SBL06062024.pdf: 763757 bytes, checksum: 8d035abde7030f7605f363e3d22b6d6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-15T13:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SBL06062024.pdf: 763757 bytes, checksum: 8d035abde7030f7605f363e3d22b6d6d (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDdiscurso político-pedagógicopt_BR
dc.titleO enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoA partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o enunciado da gestão educacional ganha materialidade no discurso constitucional e a gestão democrática torna-se um princípio da educação pública. Em função deste acontecimento discursivo, esta pesquisa objetivou analisar o enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico, a partir desse marco constitucional. Nossa abordagem teórico-metodológica consistiu na Análise Arqueológica do Discurso, que possibilitou operarmos com as noções arqueológicas de enunciado e discurso a partir dos escritos de Michel Foucault (2008). Como percurso metodológico, procedimentalmente, a pesquisa seguiu três passos elencados por Alcantara e Carlos (2013): fizemos o mapeamento dos documentos que conferem materialidade ao enunciado da gestão educacional (Constituição Federal de 1988, LDB/9394/96, Parecer/CNE/CEB/07/2010 e Resolução/04/2010); a escavação da zona do discurso político-pedagógico como um domínio que circunscreve o enunciado analisado; análise e descrição das séries enunciativas. Selecionamos três dessas séries para aprofundamento da análise em nossos resultados: a série enunciativa legalidade política; a série enunciativa político-educacional; e a série enunciativa pedagógica-escolar. Concluímos, a partir da análise e descrição dos enunciados, que há um feixe de relações constitutivas de cada uma das séries analisadas, que a ordem do discurso político-pedaǵogico exerce um modus operandi de retroalimentação entre o enunciado da gestão democrática e do ensino público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SBL06062024.pdf745,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons