Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaradei, Ana Paula Pereira de Castro-
dc.date.accessioned2024-07-15T16:41:12Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-15T16:41:12Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30688-
dc.description.abstractThis study aimed to semiotically analyze the visual images of illustrations in one of the books available for Early Childhood Education in the National Program of Textbooks (PNLD) of 2022 - literary edition. It is a bibliographical research that navigates through the field of semiotics, according to Santaella (2012) and Peirce (2008). This research stems from the observation of how children construct concepts and ideas from their reading of the world, and their attention to and appropriation of images, before learning to read words, especially in the school environment, where they are exposed to various new themes and consider this space as open for discussion. To do this, we used the concept of visual image presented by Carlos (2010 and 2015) and Sardelich (2006) in dialogue with authors Santos and Saito (2020), Silva and Ribeiro (2017), on literature in Early Childhood Education. With Barbosa (2004), Jacome and Pagoto (2009), Gibim (2019), and Seixas et al. (2020), we engaged in discussions about gender issues and patriarchal culture. This dialogue considered guidelines on approaching literature in Early Childhood Education according to normative documents for this stage of education, such as the National Common Curricular Base (BNCC), and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). The semiotic analysis of the visual images in "Mamãe foi trabalhar" ("Mom went to work") by Solimar Silva (2013) suggests the reproduction of patriarchal structures in family organization, showing an unequal division of labor and reinforcing gender stereotypes through visual signifiers that reference how women are culturally imposed to care for children and household chores, even if they also work outside the home. It is concluded that the visual images in the analyzed children's book tend to contribute to the maintenance of the patriarchal system.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-15T16:41:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APPCM06062024.pdf: 1508584 bytes, checksum: 2f3b831c0178d72a292b7c59b57c2d25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-15T16:41:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APPCM06062024.pdf: 1508584 bytes, checksum: 2f3b831c0178d72a292b7c59b57c2d25 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectImagem visualpt_BR
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectCultura patriarcalpt_BR
dc.titleCultura patriarcal em imagens visuais na literatura para a educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral analisar semioticamente as imagens visuais das ilustrações de um dos livros disponíveis para a Educação Infantil no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2022 - edição literária. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que transita pelo campo da semiótica, conforme Santaella (2012) e Peirce (2008). Essa pesquisa parte da observação da construção de conceitos e ideias pelas crianças pequenas a partir da sua leitura de mundo, e sua atenção e apropriação das imagens, antes de aprenderem a leitura das palavras, principalmente no espaço escolar, onde são expostas a diversos temas novos e considerando esse espaço a abertura para a discussão. Para isso, utilizamos o conceito de imagem visual apresentado por Carlos (2010 e 2015) e Sardelich (2006) em diálogo com os autores Santos e Saito (2020), Silva e Ribeiro (2017), sobre literatura na Educação Infantil. Com Barbosa (2004), Jacome e Pagoto (2009), Gibim (2019) e Seixas et al. (2020) dialogamos sobre as questões de gênero e a cultura patriarcal. Este diálogo considerou as orientações sobre a abordagem da literatura na Educação Infantil segundo os documentos normativos para essa etapa da educação, como A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A análise semiótica das imagens visuais de “Mamãe foi trabalhar”, de Solimar Silva (2013), sugere a reprodução de estruturas patriarcais na organização familiar, mostrando uma divisão desigual do trabalho e fortalecendo estereótipos de gênero, por meio de significantes visuais que fazem referência à forma como as mulheres são culturalmente impostas ao cuidado com as crianças e afazeres domésticos, mesmo que também trabalhem fora de casa. Conclui-se que as imagens visuais do livro infantil analisado tendem a contribuir para a manutenção do sistema patriarcal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APPCM06062024.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons