Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3068
Tipo: TCC
Título: Linguagem da interação: integrando habilidades sociais na formação de professores de língua estrangeira
Autor(es): Cavalcante, Ana Paula Henrique
Primeiro Orientador: Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos
Resumo: O presente trabalho investiga as contribuições que as Habilidades Sociais Educativas (HSE) proporcionam para o repertório de professores de língua estrangeira, formadores de futuros docentes. Como as Habilidades Sociais (HS) são fundamentadas na interação social, justo o que se procura realizar na sala de aula de Língua Estrangeira (LE), o pressuposto é de que não há nada mais eficiente do que um professor munido das habilidades certas para a construção de contextos saudáveis e potencialmente interativos. Para tanto, abordamos as Habilidades Sociais dando ênfase à classe de HSE, sendo os dois termos advindos de teorias na área da Psicologia Social. Para analisar tais benefícios foram elaborados e aplicados dois tipos de questionários com os professores e seus respectivos alunos de três turmas de LE (Espanhol, Francês e Inglês) da Licenciatura em Letras, na Universidade Federal da Paraíba. Os principais resultados apontam para consequências percebidas pelos alunos, tanto positivas como negativas, a depender do desempenho dos professores nas habilidades, observando assim, os benefícios das HSE como ferramentas de ensino. Nesse sentido, sugerimos a sua inclusão no currículo dos cursos dos participantes, visto que corroboramos a hipótese de que a utilização das HSE pelo professor é capaz de proporcionar um ensino mais efetivo da língua estrangeira, pois otimiza a interação professor e alunos. Ressaltamos que além das vantagens que a área tem a oferecer para a sala de aula de LE, as HSE se configuram também como um ótimo parâmetro para a formação do sujeito humano, ponto de destaque nas leis e documentos que regem a educação no Brasil.
Abstract: This paper's objective is to investigate the contributions of the presence of Educational Social Skills (ESS) in the repertoire of foreign language future teachers. As Social Skills are grounded on social interaction, exactly what is intended in a Foreign Language (FL) classroom, the presupposition is that nothing would be more efficient than a teacher equipped with the right skills for the construction of healthy and potentially interactive environments. We approach Social Skills with emphasis on the ESS class, both terms originating from Social Psychology theories. To analyze such benefits two types of questionnaire with teachers and students from three graduate classes (Spanish, French and English) at Universidade Federal da Paraíba were formulated and applied. The leading results indicate consequences perceived by the students, both positive and negative, depending on the teacher’s skills performance, observing the benefits of the ESS as educational tools. In this sense, we suggest its inclusion on the courses' syllabus of the participants, since we corroborate the hypothesis of more effective teaching from teachers using ESS, because it improves the interaction between teacher and students. It is worth noting that besides the benefits the area offers to FL teaching, ESS are also an excellent parameter for the formation of the human subject, a relevant point in Brazilian educational laws and documents.
Palavras-chave: Língua estrangeira - estudo e ensino
Formação docente
Habilidades sociais
Habilidades sociais educativas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3068
Data do documento: 19-Mar-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APHC19032014.pdf830,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons