Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Thiago Henrique Melo de-
dc.date.accessioned2024-07-16T11:21:13Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-07-16T11:21:13Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30697-
dc.description.abstractThe present research focuses on exploring the influence of colors in the educational environment, specifically through the lens of the Pedagogy of Colors. Motivated by a personal fascination since early on about how colors can influence various aspects of performance, concentration, and motivation, I seek to understand more deeply how colors can be used to enhance children's learning. Adopting a bibliographic research approach, the study aims to analyze the power of colors and their beneficial application in education, focusing on two specific objectives: the first is to present the Psychology of Colors and its implications in the educational context, providing a solid theoretical basis for understanding how colors affect children's behavior and learning. The second objective is to investigate the possibilities of using colors to enhance learning, exploring strategies and resources that can be incorporated into the learning environment to create more stimulating and effective experiences. At the end of the research, it is hoped not only to better understand the role of colors in education but also to offer practical and applicable insights for educators and professionals interested in using colors more consciously and effectively in their pedagogical practices. The results of this investigation have the potential to contribute significantly to the development of more holistic and student-centered approaches in the field of education, promoting more engaging, inspiring, and effective learning environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-16T11:21:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) THMS10062024.pdf: 1401032 bytes, checksum: d4a8ae7f4f3f48d204f5d97ffa1641eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T11:21:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) THMS10062024.pdf: 1401032 bytes, checksum: d4a8ae7f4f3f48d204f5d97ffa1641eb (MD5) Previous issue date: 2024-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizado das criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfluência das corespt_BR
dc.subjectPedagogia das corespt_BR
dc.titleA pedagogia das cores na educação: explorando a influência das cores no ambiente de aprendizadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco explorar a influência das cores no ambiente educacional, especificamente através da lente da Pedagogia das Cores. Motivado por uma fascinação pessoal desde cedo sobre como as cores podem influenciar diversos aspectos do desempenho, concentração e motivação, busco compreender mais profundamente como as cores podem ser utilizadas para aprimorar a aprendizagem das crianças. Adotando uma abordagem de pesquisa bibliográfica, o estudo visa analisar o poder das cores e sua aplicação benéfica na educação, com foco em dois objetivos específicos: o primeiro é apresentar a Psicologia das Cores e suas implicações no contexto educacional, fornecendo uma base teórica sólida para compreender como as cores afetam o comportamento e o aprendizado das crianças. O segundo objetivo é investigar as possibilidades de uso das cores para potencializar o aprendizado, explorando estratégias e recursos que podem ser incorporados ao ambiente de aprendizagem para criar experiências mais estimulantes e eficazes. Ao final da pesquisa, espera-se não apenas compreender melhor o papel das cores na educação, mas também oferecer insights práticos e aplicáveis para educadores e profissionais interessados em utilizar as cores de forma mais consciente e eficaz em suas práticas pedagógicas. Os resultados desta investigação têm o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento de abordagens mais holísticas e centradas no aluno no campo da educação, promovendo ambientes de aprendizagem mais envolventes, inspiradores e eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THMS10062024.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons