Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3069Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbalho, Alexsandra Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-05T13:17:44Z | - |
| dc.date.available | 2014-03-19 | - |
| dc.date.available | 2017-12-05T13:17:44Z | - |
| dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3069 | - |
| dc.description.abstract | The present study aims to investigate the use of the guidelines of a national curriculum and state curriculum frameworks for elementary schools in three public schools located in the city of João Pessoa. We used a qualitative approach as a research methodology, and data were collected through questionnaires with an English teacher from each school and the observation of six lessons each of these teachers. We sought to understand the perceptions of teachers on the role these documents play in relation to teaching practice as well as research on other elements that inform the educational processes of the English language. There is generally a distant pedagogical practice than suggested by official documents, which points to the need to increase teachers' knowledge on the documents and on their pedagogical knowledge as a whole. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T13:17:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASB19032014.pdf: 318580 bytes, checksum: d60f5d8f706eedbee52b79cb7945df2e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-05T13:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASB19032014.pdf: 318580 bytes, checksum: d60f5d8f706eedbee52b79cb7945df2e (MD5) Previous issue date: 2014-03-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | PCN | pt_BR |
| dc.subject | Orientações curriculares | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.title | Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental e o ensino de língua inglesa: considerações sobre os processos educacionais de três escolas do Bairro de Mandacaru, no município de João Pessoa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Maia, Angélica Araújo de Melo | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar a utilização das orientações dos parâmetros curriculares nacionais e referenciais curriculares estaduais para o ensino fundamental em três escolas públicas situadas no município de João Pessoa. Adotamos uma abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, e os dados foram coletados através da aplicação de questionários com um professor de inglês de cada escola e da observação de seis aulas de cada um desses professores. Procurou-se entender quais as percepções dos professores sobre o papel que esses documentos desempenham em relação à prática docente, bem como pesquisar sobre que outros elementos informam os processos educacionais de língua inglesa. Verifica-se de forma geral, uma prática pedagógica distanciada do que sugerem os documentos oficiais, o que aponta para a necessidade de ampliar o conhecimento dos professores sobre os documentos e sobre os seus saberes pedagógicos como um todo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASB19032014.pdf | 311,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
