Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Kamylla Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-07-16T15:38:16Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-07-16T15:38:16Z-
dc.date.issued2024-05-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30701-
dc.description.abstractEducational empathy in the formative process of education professionals emerges as a fundamental characteristic for pedagogical performance. Seeking to understand the teacher-student relationship, we question how educational empathy can assist in student retention. Therefore, we aim to investigate how empathic processes occur in the relationship between teachers and students, as well as to identify the influence of empathy on the retention of students in the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB). In this vein, we use the report of the EscutAção Discente project at UFPB as a documentary source, which relied on some Rogerian precepts, identifying the emerging situation of constant discussions about the teacher-student relationship in Higher Education, addressing favorable conditions for growth through empathy, unconditional positive regard, and congruence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-16T15:38:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KFC10062024.pdf: 431011 bytes, checksum: a60c3e5441cdb42f24591dcc80ca5363 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T15:38:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KFC10062024.pdf: 431011 bytes, checksum: a60c3e5441cdb42f24591dcc80ca5363 (MD5) Previous issue date: 2024-05-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectCarl Rogerspt_BR
dc.titleEmpatia educacional: influência da relação docente-discente na permanência dos estudantes de Pedagogia do Centro de Educação da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Castelo Branco, Uyguaciara Veloso-
dc.description.resumoA empatia educacional no processo formativo dos profissionais da educação surge como uma característica primordial para a atuação pedagógica. Visando compreender a relação professor-aluno, questionamos como a empatia educacional pode auxiliar na permanência dos estudantes. Dessa maneira, delimitamos que o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar como ocorrem os processos empáticos na relação entre os docentes e os discentes, identificando a influência da empatia na permanência dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por esse viés, utilizamos o relatório do projeto EscutAção Discente da UFPB, como fonte documental, o qual utilizou-se de alguns preceitos Rogerianos, onde identificou a situação emergente, de discussões constantes acerca da relação professor-aluno no Ensino Superior, abordando condições favoráveis de crescimento, por intermédio da empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFC10062024.pdf420,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons