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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Vanesa Veloso de-
dc.date.accessioned2024-07-16T16:17:44Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-07-16T16:17:44Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30704-
dc.description.abstractLa educación de jóvenes y adultos puede considerarse una respuesta para satisfacer las necesidades educativas de jóvenes y adultos que desean retomar su trayectoria académica, incluidas las personas con deficiencia visual, han visto, que gozan del derecho fundamental de su acceso a la sensibilización a las oportunidades educativas que las demás. Esta investigación tiene como objetivo: averiguar qué estrategias se utilizan para facilitar la escolarización del estudiante con deficiencia visual. Trata de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de ordem descritiva. Los participantes del estudio para estudiantes con deficiencia visual matriculados en EJA y sus profesores. Los instrumentos de coleta de datos para cuestionarios aplicados a estudiantes con deficiencia visual y sus profesores. Los resultados muestran la diversidad de los estudiantes de EJA con deficiencia visual en la relación de edad, domicilio, tipo de deficiencia y renta. Los profesores también presentan diversidad en edad, experiencia, formación, tiempo de trabajo y conocimiento en braille. Es fundamental tener abordajes educativos adaptados, recursos de accesibilidad y políticas inclusivas para garantizar una educación de calidad e igualdad de oportunidades. Por lo tanto, la falta de formación es un desafío para un ambiente inclusivo. Invertir en formación, capacitación, recursos y soportes adecuados es fundamental para promover una educación inclusiva y de excelencia para estudiantes con deficiencia visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-16T16:17:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VVS10062024.pdf: 559133 bytes, checksum: 1a2b5bbf8b59da9f827fb12a629a98c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T16:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VVS10062024.pdf: 559133 bytes, checksum: 1a2b5bbf8b59da9f827fb12a629a98c4 (MD5) Previous issue date: 2024-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleEstratégias didáticas para estudantes com deficiência visual na educação de jovens e adultos: algumas reflexõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos pode ser considerada uma resposta para atender às necessidades educacionais de jovens e adultos que desejam retomar sua trajetória acadêmica, incluindo as pessoas com deficiência visual, haja visto, que gozam do direito fundamental de ter acesso ao conhecimento e às mesmas oportunidades educacionais que as demais. Esta pesquisa teve como objetivo: verificar quais estratégias são utilizadas que acessibilizam a escolarização do estudante com deficiência visual. Trata-se de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de ordem descritiva. Os participantes do estudo foram estudantes com deficiência visual matriculados na EJA e seus professores. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários aplicados a estudantes com deficiência visual e seus professores. Os resultados mostraram a diversidade dos estudantes da EJA com deficiência visual em relação à idade, domicílio, tipo de deficiência e renda. Os professores também apresentam diversidade em idade, experiência, formação, tempo de trabalho e conhecimento em braille. É fundamental haver abordagens educacionais adaptadas, recursos de acessibilidade e políticas inclusivas para garantir educação de qualidade e igualdade de oportunidades. Porém, falta de formação são desafios para um ambiente inclusivo. Investir em formação, capacitação, recursos e suportes adequados é fundamental para promover uma educação inclusiva e de excelência para estudantes com deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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