Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30708
Tipo: | TCC |
Título: | A pesquisa em educação/ensino em herpetologia: análise dos trabalhos publicados nos anais do congresso brasileiro de herpetologia - CBH (período 2013 - 2017) |
Autor(es): | Alves, Nathan Angelo Felizardo |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | A Herpetologia consiste na área da Zoologia voltada para o estudo de anfíbios e répteis, os quais são, respectivamente, representados por: cecílias, salamandras, sapos, rãs e pererecas; anfisbenas, crocodilianos, tartarugas, tuataras, lagartos e serpentes. Atualmente o Brasil se encontra em lugar de destaque quando se fala sobre a herpetofauna existente em seu território, sendo dono da maior diversidade desse grupo. Apesar disso, é evidente uma relação negativa entre seres humanos e herpetofauna em virtude de mitos, lendas, crenças populares e representações culturais que os cercam. À vista disso, é primordial a promoção de pesquisas educacionais que abranjam as diversas esferas educativas, pensando na conservação da herpetofauna e na necessidade de melhorar o convívio dos seres humanos com a natureza. Com isso, o presente estudo analisa as contribuições na Educação/Ensino em Herpetologia proporcionadas pelas pesquisas publicadas nos anais do Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH) no período de 2013 a 2017. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e ancorada na análise de conteúdo categorial. Os dados apontam que dentro do CBH ainda há uma baixa presença de pesquisas em Educação/Ensino em Herpetologia (2,8%). Dentro das pesquisas educacionais em Herpetologia, a Educação Ambiental foi a área educacional mais frequente (34,12%), sendo também a área temática mais incidente (42,03%). Quanto às abordagens e métodos aplicados, constatou-se que a grande maioria dos autores não deixam claro no trabalho quais foram seguidas. Da mesma forma, grande parte dos autores também não evidenciam as técnicas de coleta (31,51%) e análise de dados (93,75%) empregadas nas suas pesquisas. De modo geral, foi possível traçar um perfil geral dos trabalhos publicados, consistindo em pesquisas focadas na conservação/preservação dos animais da herpetofauna e do meio ambiente, possuindo a Educação Ambiental como processo que contribui para alcançar esse propósito. Complementarmente, utilizando da EtnoEducação/Etnozoologia como forma de abranger as dimensões socioculturais que perpassam pelo processo, vinculando a Educação com os conhecimentos tradicionais e a realidade da sociedade. Conclui-se que as pesquisas em Educação/Ensino em Herpetologia vem criando um espaço, ainda que de forma tímida, para as pesquisas educativas dentro de um campo tão específico da Biologia. |
Abstract: | Herpetology consists of the branch of Zoology focused on the study of amphibians and reptiles, which are represented, respectively, by: caecilians, salamanders, toads, frogs, and tree frogs; crocodilians, turtles, tuataras, lizards, and snakes. Currently, Brazil holds a prominent position when it comes to the herpetofauna existing within its territory, owning the greatest diversity in this group. However, there is a clear negative relationship between humans and herpetofauna due to myths, legends, popular beliefs, and cultural representations surrounding them. In view of this, it is essential to promote educational research that encompasses various educational spheres, with a focus on the conservation of herpetofauna and the need to improve the coexistence of humans with nature. Therefore, this study aims to analyze the contributions to Education/Teaching in Herpetology provided by research published in the proceedings of the Brazilian Congress of Herpetology (CBH) from 2013 to 2017. This is a bibliographical research, with a qualitative approach and anchored in categorical content analysis. The data show that there is still a low presence of research in Education/Teaching in Herpetology within the CBH (2.8%). In the field of educational research in Herpetology, Environmental Education was the most frequent educational area (34.12%), and also the most prevalent thematic area (42.03%). Regarding the applied approaches and methods, it was found that the majority of authors did not clearly specify the ones they followed in their work. Similarly, a significant portion of the authors did not disclose the data collection techniques (31.51%) and data analysis (93.75%) used in their research. In general, it was possible to outline a general profile of the published works, consisting of research focused on the conservation/preservation of herpetofauna and the environment, with Environmental Education as a process contributing to achieving this purpose. Additionally, utilizing Ethnoeducation/Ethnozoology as a way to encompass the sociocultural dimensions that permeate the process, linking education with traditional knowledge and the reality of society. In conclusion, the research in Education/Teaching in Herpetology is creating a space, albeit modestly, for educational research within such a specific field of Biology. |
Palavras-chave: | Herpetologia Educação e ensino em herpetologia Pesquisas educacionais Congresso Brasileiro de Herpetologia - CBH Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30708 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAFA16072024.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.