Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Talitha Kessya Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:26:52Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-07-17T13:26:52Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30713-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el entrelazamiento entre la Educación Popular, la Religiosidad de base africana y la promoción de la Educación en Relaciones ÉtnicoRaciales, con foco en la valorización de la educación ancestral para la práctica antirracista. La investigación se basó en la experiencia en el terreiro Candomblé Ilê Axé Oluayê N’lá como práctica de educación popular, que es un espacio de educación no escolar. La metodología utilizada fue un enfoque de análisis cualitativo, en el que se realizaron observaciones participantes y se aplicó un cuestionario a los miembros del terreiro, con el fin de comprender cómo se median los procesos educativos en estos espacios sagrados. Como resultado, identificamos la relevancia de la educación popular como práctica de empoderamiento y sensibilización, especialmente en estos contextos que son blanco del racismo, enfrentados por el racismo religioso. Resaltamos también la significación de las prácticas educativas vividas en los terreiros como elemento central en la formación de identidad y resistencia cultural de estas comunidades, además del reconocimiento de estos espacios como lugares de socialización de conocimientos y acceso a tecnologías ancestrales. así como la preservación cultural y la propagación de una cultura antirracista. Y, en este sentido, entendemos que la integración de estos elementos puede contribuir significativamente a potenciar las prácticas educativas aplicadas en las comunidades de Candomblé, valorando las diversidades étnico-raciales y fortaleciendo los vínculos de pertenencia e identificación de las comunidades afrodiaspóricas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-17T13:26:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TKSC12062024.pdf: 729766 bytes, checksum: 55d785b97690bee7d9f4eabbde561c14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-17T13:26:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TKSC12062024.pdf: 729766 bytes, checksum: 55d785b97690bee7d9f4eabbde561c14 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectReligiões de matriz africanapt_BR
dc.subjectEducação de terreiropt_BR
dc.titlePráticas educativas sobre religiosidade de matriz africana: um olhar sobre a experiência no Ilê Axé Oluayê N’lápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luziel Augusto da-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre o entrelaçamento entre Educação Popular, Religiosidade de Matriz Africana e a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais, com foco na valorização da educação ancestral para uma prática antirracista. A pesquisa partiu da experiência no terreiro de candomblé Ilê Axé Oluayê N’lá enquanto prática de educação popular, que é um espaço de atuação da educação não escolar. A metodologia utilizada foi com abordagem da análise qualitativa, em que foram realizadas observações participantes e a aplicação de um questionário com os membros do terreiro, a fim de compreender como os processos de educação são mediados nesses espaços sagrados. Como resultado, identificamos a relevância da educação popular como prática de empoderamento e conscientização, especialmente nesses contextos que são alvos do racismo, facetado no racismo religioso. Destacamos também a significância das práticas educativas experienciadas nos terreiros como elemento central na formação da identidade e resistência cultural dessas comunidades, além do reconhecimento desses espaços como locais de socialização dos saberes e acesso às tecnologias ancestrais, bem como a preservação cultural e a propagação de uma cultura antirracista. E nesse sentido, entendemos que a integração desses elementos pode contribuir significativamente para o enaltecimento das práticas educativas aplicadas nas comunidades de candomblé, valorização das diversidades étnico-raciais e fortalecer os laços de pertencimento e identificação das comunidades afrodiásporicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TKSC12062024.pdf712,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons