Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Ana Paula da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:40:18Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-07-17T13:40:18Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30714-
dc.description.abstractThe present work is a qualitative bibliographical research on racial literacy from indigenous literature from the perspective of decoloniality. Therefore, the objective is to understand how indigenous literature can contribute to the implementation of a decolonial pedagogy in primary education in the early years. Among the concepts discussed we mainly have decoloniality (Mignolo, 2011), (Quijano, 2005); Racial literacy (Ferreira, 2014); ethics of otherness in the educational sphere (Habowski; Conte; Pugens, 2018); literature as law (Candido, 2006) and Indigenous literature (Dorrico et al., 2018); (Graúna, 2018). Based on a literature review, we debated the importance of presenting indigenous cultural diversity through literature, with a view to hearing about the culture and history of these peoples from their speeches reverberated by literature. In this context, based on specific legal and curricular bases, we developed a pedagogical proposal for activities involving reading and discussions around tale II of the work Awyató-pót: indigenous stories for children (Hakiy, 2011). In this way, we consider that indigenous literature constitutes a form of access to the voice of a historically silenced and oppressed group, which lives with different types of discrimination and violence. Therefore, the inclusion of indigenous literature anchored by a mediation with a decolonial bias represents a necessary source of knowledge about these diverse and culturally rich people that can contribute to anti-racist education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-17T13:40:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSA13062024.pdf: 645968 bytes, checksum: dab9b24ab9bb836779a6d5d69bac8685 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-17T13:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSA13062024.pdf: 645968 bytes, checksum: dab9b24ab9bb836779a6d5d69bac8685 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.subjectPedagogia decolonialpt_BR
dc.titleLetramento racial e literatura indígena: um estudo sobre pedagogia decolonial nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marinês Andrea-
dc.contributor.advisor2Dantas, Taísa Rodrigues-
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica sobre o letramento racial a partir da literatura indígena sob a perspectiva da decolonialidade. Assim sendo, tem como objetivo entender de que forma a literatura indígena pode contribuir para a efetivação de uma pedagogia decolonial no Ensino Fundamental anos iniciais. Entre os conceitos discutidos temos, principalmente, decolonialidade (Mignolo, 2011), (Quijano, 2005); letramento racial (Ferreira, 2014); ética da alteridade no âmbito educacional (Habowski; Conte; Pugens, 2018); literatura como direito (Candido, 2006) e literatura índigena (Dorrico et al., 2018); (Graúna, 2018). A partir de uma revisão de literatura, debatemos a importância de apresentar a diversidade cultural indígena por meio da literatura, com vistas a ouvir sobre a cultura e história destes povos a partir de suas falas reverberadas pela literatura. Nesse contexto, fundamentada em bases legais e curriculares específicas, indicamos estratégias pedagógicas com algumas atividades envolvendo a leitura e discussões em torno do conto II da obra Awyató-pót: histórias indígenas para crianças (Hakiy, 2011). Desse modo, consideramos que a literatura indígena se constitui em uma forma de acesso a voz de um grupo silenciado e oprimido historicamente, que convive com diferentes tipos de discriminação e violências. Dessa forma, a inserção da literatura indígena ancorada por uma mediação de viés decolonial representa uma necessária fonte de conhecimentos sobre esses povos tão diversos e culturalmente ricos que pode contribuir para uma educação antirracista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APSA13062024.pdf630,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons