Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Azevedo, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:40:18Z | - |
dc.date.available | 2024-06-13 | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30714 | - |
dc.description.abstract | The present work is a qualitative bibliographical research on racial literacy from indigenous literature from the perspective of decoloniality. Therefore, the objective is to understand how indigenous literature can contribute to the implementation of a decolonial pedagogy in primary education in the early years. Among the concepts discussed we mainly have decoloniality (Mignolo, 2011), (Quijano, 2005); Racial literacy (Ferreira, 2014); ethics of otherness in the educational sphere (Habowski; Conte; Pugens, 2018); literature as law (Candido, 2006) and Indigenous literature (Dorrico et al., 2018); (Graúna, 2018). Based on a literature review, we debated the importance of presenting indigenous cultural diversity through literature, with a view to hearing about the culture and history of these peoples from their speeches reverberated by literature. In this context, based on specific legal and curricular bases, we developed a pedagogical proposal for activities involving reading and discussions around tale II of the work Awyató-pót: indigenous stories for children (Hakiy, 2011). In this way, we consider that indigenous literature constitutes a form of access to the voice of a historically silenced and oppressed group, which lives with different types of discrimination and violence. Therefore, the inclusion of indigenous literature anchored by a mediation with a decolonial bias represents a necessary source of knowledge about these diverse and culturally rich people that can contribute to anti-racist education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-17T13:40:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSA13062024.pdf: 645968 bytes, checksum: dab9b24ab9bb836779a6d5d69bac8685 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-17T13:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APSA13062024.pdf: 645968 bytes, checksum: dab9b24ab9bb836779a6d5d69bac8685 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Letramento racial | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.title | Letramento racial e literatura indígena: um estudo sobre pedagogia decolonial nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kunz, Marinês Andrea | - |
dc.contributor.advisor2 | Dantas, Taísa Rodrigues | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica sobre o letramento racial a partir da literatura indígena sob a perspectiva da decolonialidade. Assim sendo, tem como objetivo entender de que forma a literatura indígena pode contribuir para a efetivação de uma pedagogia decolonial no Ensino Fundamental anos iniciais. Entre os conceitos discutidos temos, principalmente, decolonialidade (Mignolo, 2011), (Quijano, 2005); letramento racial (Ferreira, 2014); ética da alteridade no âmbito educacional (Habowski; Conte; Pugens, 2018); literatura como direito (Candido, 2006) e literatura índigena (Dorrico et al., 2018); (Graúna, 2018). A partir de uma revisão de literatura, debatemos a importância de apresentar a diversidade cultural indígena por meio da literatura, com vistas a ouvir sobre a cultura e história destes povos a partir de suas falas reverberadas pela literatura. Nesse contexto, fundamentada em bases legais e curriculares específicas, indicamos estratégias pedagógicas com algumas atividades envolvendo a leitura e discussões em torno do conto II da obra Awyató-pót: histórias indígenas para crianças (Hakiy, 2011). Desse modo, consideramos que a literatura indígena se constitui em uma forma de acesso a voz de um grupo silenciado e oprimido historicamente, que convive com diferentes tipos de discriminação e violências. Dessa forma, a inserção da literatura indígena ancorada por uma mediação de viés decolonial representa uma necessária fonte de conhecimentos sobre esses povos tão diversos e culturalmente ricos que pode contribuir para uma educação antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APSA13062024.pdf | 630,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons