Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Yasmim Viegas Macêdo-
dc.date.accessioned2024-07-17T16:51:57Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-07-17T16:51:57Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30720-
dc.description.abstractThis work was carried out through bibliographical research, making a comparison between children's literary works produced at different times, with the aim of reflecting on a more appropriate way of using Children's Literature in the classroom. My interest in research arose after I joined the research project: Literary Culture at School, coordinated by Prof. Dr. Daniela Sagabinazi as well as the Literature Teaching classes taught by Prof. Dr: Maria Claurênia, in which I was able to bring my emotional memories to the surface from childhood to adolescence, which have great importance in my life path. Therefore, this monograph is divided into three main chapters: the first in which the historical bases of Children's Literature are highlighted, in which the authors Zilberman and Lajolo (2007) bring the majority of the contributions. The second chapter discusses the schooling of Children's Literature and the aesthetic experience through Literature, in which Magda Soares (2011), Martins and Picosque (2012), in addition to Jorge Larrosa (2011) stand out; The third chapter presents a comparison between works known as fairy tales, collected from the contributions of the Brothers Grimm (2018) and Hans Christian Andersen (2017), and contemporary works, by authors such as Eva Furnari (2016), bell hooks (2018) and Chloé Legeay (2012), in order to show differences between literary readings whose moral is very present and canmake reading very educational and works that offer greater emphasis on the aesthetic experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-17T16:51:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YVMM19062024.pdf: 1366892 bytes, checksum: 2018357848d206d09120426953891b95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-17T16:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YVMM19062024.pdf: 1366892 bytes, checksum: 2018357848d206d09120426953891b95 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.titlePara além da moral: considerações sobre a leitura literária para criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Graciele de-
dc.description.resumoO presente trabalho apoia- se em uma pesquisa bibliográfica. Compara obras literárias infantis produzidas em épocas diferentes, com o objetivo de refletir sobre uma forma mais adequada de usar a Literatura Infantil em sala de aula. O interesse pela pesquisa surgiu após a minha entrada como voluntária no projeto de pesquisa: Cultura Literária na Escola, coordenado pela Prof.ª Drª Daniela Segabinazi como também as aulas da disciplina de Ensino de Língua e Literatura, no curso de Licenciatura em Pedagogia ministradas pela Prof. ª Drª: Maria Claurênia Silveira, quando pude trazer as minhas memórias afetivas à tona da infância até adolescência, as quais têm grande importância na minha trajetória de vida. Deste modo, esta monografia está dividida em três capítulos principais: no primeiro, são apresentadas as bases históricas da Literatura Infantil. As autoras Zilberman e Lajolo (2007) trazem a maior parte das contribuições. O segundo capítulo discute sobre a escolarização da Literatura Infantil e a experiência estética por meio da Literatura, em que Magda Soares (2011), Martins e Picosque (2012), além de Jorge Larrosa (2011) se destacam; já o terceiro capítulo apresenta uma comparação entre obras conhecidas como contos de fadas, colhidos das contribuições dos Irmãos Grimm (2018) e Hans Christian Andersen (2017), e obras contemporâneas de autoras como Eva Furnari (2016), Bell Hooks(2018) e Chloé Legeay (2012), a fim de mostrar diferenças entre leituras literárias cuja moral está muito presente e pode tornar a leitura muito pedagogizante e obras que oferecem maior destaque para a experiência estética. Com base no estudo realizado foi possível concluir que a Literatura Infantil vai na maior parte das vezes trazer uma moral que vai ser escolarizada, contudo o que deve prevalecer é experiência estética que envolve essa Leitura Literária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YVMM19062024.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons