Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Joyce Sales da-
dc.date.accessioned2024-07-18T12:54:19Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-18T12:54:19Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30732-
dc.description.abstractHistorically, adults from the lower classes have faced many difficulties in continuing their studies and deepening their knowledge. For centuries, Brazil neglected the education of young people and adults as a transformative activity. From the 20th century onwards, Social Movements, NGO initiatives (Non-governmental Organizations) and Churches emerged that promoted educational practices and literacy campaigns. Thus, Youth and Adult Education (EJA) practices constitute an important layer in the field of reflection on pedagogy and history. When reflecting on the practices developed at EJA, at the Escola Cidadã Integral Professor Antônio Gomes, in the municipality of Bayeux (PB), one realizes the need to deepen the reflection on the scope of Paulo Freire's philosophical and educational perspective in his relationship with the mastery of reading, the development of writing, its articulation with new knowledge and its socio-transformative function. The research develops theoretical reflection, classroom observation, and analysis of daily school life with its various educational agents. Such experiences reveal the existence of EJA subjects, the gaps in the production process, sharing of knowledge and the need to implement a political-pedagogical project for the development of students in their various stages of learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-18T12:54:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJSS13052024.pdf: 1226808 bytes, checksum: ec7ab21b0e82acd61f2da8094e126f9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-18T12:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJSS13052024.pdf: 1226808 bytes, checksum: ec7ab21b0e82acd61f2da8094e126f9e (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPedagogia freirianapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA educação como prática libertadora: reflexões sobre a educação de jovens e adultos na ECIT professor Antônio Gomes - Bayeux - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira-
dc.description.resumoAo refletir sobre as práticas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos, na Escola Cidadã Integral Professor Antônio Gomes, no município de Bayeux (PB), percebe-se a necessidade de aprofundar a reflexão sobre o alcance da perspectiva filosófica e educacional de Paulo Freire em sua relação com o domínio da leitura, o desenvolvimento da escrita, sua articulação com novos saberes e sua função sócio transformadora. A pesquisa tem por objetivo desenvolver a reflexão teórica, a observação em sala de aula, e análise do cotidiano escolar com seus diversos agentes educacionais. De cunho qualitativo, bibliográfico e utilizando a pesquisa de campo como ações metodológicas para embasamento da pesquisa. Tais experiências revelam a existência dos sujeitos da EJA, as lacunas no processo de produção, partilha do conhecimento e a necessidade da efetivação de um projeto políticopedagógico para o desenvolvimento dos estudantes em suas várias etapas de aprendizagem. Os resultados mostram que a ofertada organizacional da educação de jovens e adultos está diretamente ligado a estrutura gestão escolar desde as condições para desenvolver a aprendizagem dos adultos como também manter esses sujeitos no ambiente escolar parar assim relacionar aprendizagem com desenvolvimento social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJSS13052024.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons