Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30741
Tipo: TCC
Título: Elaboração e avaliação de uma história em quadrinhos para o ensino de radioatividade: garotas do rádio e a pintura radioativa
Autor(es): Silva, Rita de Cassia Andrade da
Primeiro Orientador: Lima Junior, Claudio Gabriel
Resumo: O desafio de despertar o interesse dos alunos pela Química no ensino médio é uma preocupação constante dos educadores, dada a percepção de que muitos consideram os conteúdos pouco envolventes e distantes da realidade. Nesse contexto, as metodologias ativas, como o uso de História em Quadrinhos (HQ), têm sido exploradas como uma alternativa promissora para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. As HQ oferecem a possibilidade de introduzir conceitos científicos de forma lúdica e contextualizada, estimulando o interesse dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é a elaboração e avaliação da eficácia da HQ “Garotas do Rádio e a Pintura Radioativa” como recurso didático complementar para o ensino de radioatividade no ensino médio. Além de avaliar a receptividade dos professores, buscase analisar seu impacto na compreensão e aprendizagem dos conceitos para os alunos. A metodologia empregada consistiu na realização do processo de desenvolvimento da HQ, incluindo levantamento, criação e documentação. Além disso, foram conduzidas avaliações da receptividade dos professores em relação à HQ e sua contribuição para a compreensão dos conceitos de radioatividade a partir de questionários. As análises dos participantes revelam que a HQ oferece uma abordagem contextualizada, abrangente, clara e objetiva sobre o tema da radioatividade. Além disso, a maioria dos envolvidos reconheceu a eficácia da HQ como uma ferramenta de interação e engajamento com os alunos. As respostas coletadas demonstram uma ênfase particular na qualidade da abordagem do conteúdo na HQ, o que sugere que ela pode ser uma valiosa adição ao processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e envolvente para os estudantes
Abstract: The challenge of awakening students' interest in Chemistry in high school is a constant concern for educators, given the perception that many consider the content to be unengaging and distant from reality. In this context, active methodologies, such as the use of Comics, have been explored as a promising alternative to make classes more dynamic and attractive. Comics offer the possibility of introducing scientific concepts in a playful and contextualized way, stimulating students' interest and facilitating the learning process. In view of the above, the objective of this work is to develop and evaluate the effectiveness of the comic “Radio Girls and Radioactive Painting” as a complementary teaching resource for teaching radioactivity in high school. In addition to evaluating teachers' receptivity, we seek to analyze its impact on students' understanding and learning of concepts. The methodology used consisted of carrying out analyzes of the comic book development process, including survey, creation and documentation, with the aim of understanding its pedagogical effectiveness. In addition, assessments of teachers' receptivity to the HQ and their contribution to the understanding of radioactivity concepts were conducted based on questionnaires. Participant analyzes reveal that the comic offers a contextualized, comprehensive, clear and objective approach to the topic of radioactivity. Furthermore, most of those involved recognized the effectiveness of the HQ as a tool for interaction and engagement with students. The responses collected demonstrate a particular emphasis on the quality of the content approach in the comic, which suggests that it can be a valuable addition to the teaching and learning process, providing an enriching and engaging educational experience for students.
Palavras-chave: Metodologias ativas
História em quadrinhos
Ensino de radioatividade
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30741
Data do documento: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCAS19072024 .pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.