Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30742
Tipo: | TCC |
Título: | História da química como ferramenta para promoção da alfabetização científica: uma abordagem para o fundamental II |
Autor(es): | Santos, Emelly Suelen de Freitas Reis |
Primeiro Orientador: | Lima Junior, Claudio Gabriel |
Resumo: | A Química recebeu diversas contribuições advindas dos alquimistas de diversas épocas e etnias, sendo estas em sua maioria, de caráter experimental, e que só foram validados com a inserção do método científico e da junção com bases teóricas. Neste sentido, uma das principais características da química moderna é o elo entre as formas macroscópicas, microscópicas e submicroscópicas, possibilitando uma intrínseca relação sob o entendimento da matéria. Em contrapartida, o caráter abstrato de diversos conhecimentos químicos dificulta a abordagem em sala de aula, ou a divulgação da sua importância para a população em geral. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a contribuição para o processo de alfabetização científica(AC) com alunos do 9° ano de uma escola localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando a história da química como ferramenta facilitadora deste processo e da relação: Ciência, Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente(CTSA). Foram desenvolvidas aulas e atividades com os conteúdos previstos no calendário escolar, atrelados a momentos da história da química em 16 aulas, por um período de 2 meses, com caráter quanti-qualitativo utilizando ferramentas de audiovisual, jogos e roda de diálogos como complemento para cada momento realizado, assim como, a produção de um mural da ciência feito pelos alunos para ser exposto para toda a comunidade escolar. Ao final, foi realizado com os alunos a aplicação de um formulário de avaliação. Os trabalhos desenvolvidos durante as aulas causaram impacto na vida acadêmica dos alunos de forma complexa, sendo refletido na avaliação dos mesmos,estas continham respostas com um elevado grau de subjetividade, neste sentido, fizemos a analise textual discursiva (ATD) na intenção de entender como se deu o processo de AC de acordo com elementos indicados nas falas dos discentes, assim como, o tratamento objetivo e subjetivo de todas as atividades realizadas em sala de aula a fim de compreender o processo de manutenção do processo inserção da ciência de forma efetiva na vida dos estudantes. Com base no estudo proposto, destacamos que, o uso da História da Química (HQ) como ferramenta em sala de aula contribui significativamente com o processo de alfabetização científica, tornando o conteúdo mais próximo de realidade, possibilitando a construção de uma formação crítico-cidadã, objetivando a divulgação científica e a valorização das raízes históricas na construção da ciência significativa para o aluno. |
Abstract: | Chemistry received several contributions from alchemists from different eras and ethnicities, the majority of which are experimental in nature, and which were only validated with the inclusion of the scientific method and the combination with theoretical bases. In this sense, one of the main characteristics of modern chemistry is the link between macroscopic, microscopic and submicroscopic forms, enabling an intrinsic relationship under the understanding of matter. On the other hand, the abstract nature of various chemical knowledge makes it difficult to approach them in the classroom, or to disseminate their importance to the general population. In this way, this work aimed to contribute to the process of scientific literacy (CA) with 9th grade students from a school located in the city of João Pessoa-PB. Using the history of chemistry as a tool to facilitate this process and the relationship: Science, Society, Technology and Environment (CTSA). Classes and activities were developed with the contents foreseen in the school calendar, linked to moments in the history of chemistry in 16 classes, for a period of 2 months, with a quantitative and qualitative character using audiovisual tools, games and dialogue circles as a complement to each moment accomplished, as well as the production of a science mural made by the students to be exposed to the entire school community. At the end, the students completed an evaluation form. The work carried out during classes had an impact on the academic life of students in a complex way, being reflected in their evaluation, these contained answers with a high degree of subjectivity, in this sense, we carried out discursive textual analysis (ATD) with the intention of understanding how The CA process took place according to elements indicated in the students' statements, as well as the objective and subjective treatment of all activities carried out in the classroom in order to understand the process of maintaining the process of inserting science effectively into the students' lives. Based on the proposed study, we highlight that the use of the History of Chemistry (HQ) as a tool in the classroom contributes significantly to the process of scientific literacy, making the content closer to reality, enabling the construction of critical-citizen training , aiming at scientific dissemination and the appreciation of historical roots in the construction of meaningful science for the student. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica História da química CTSA Divulgação científica Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30742 |
Data do documento: | 5-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESFRS19072024 .pdf | 22,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.