Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30749
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de botânica: estratégias de ensino por investigação para uma aprendizagem significativa |
Autor(es): | Alves, Jéssika Ventura |
Primeiro Orientador: | Lima, Rivete Silva de |
Resumo: | Os estudantes do ensino médio frequentemente enfrentam desafios ao tentar compreender os conceitos da botânica devido à abordagem tradicional, que se baseia em exposições passivas e memorização de fatos isolados. No entanto é perceptível que a abordagem do ensino por investigação, que envolve de forma ativa em experimentos, observações e discussões, é uma maneira eficaz de promover uma aprendizagem mais significativa. Ao adotar o ensino por investigação, os estudantes se tornam participantes ativos na construção do conhecimento, estimulando sua curiosidade, incentivando a formulação de perguntas e hipóteses, e desenvolvendo habilidades de pensamento crítico para a resolução de problemas reais relacionados à botânica. Essa abordagem não apenas torna a botânica mais acessível, mas também estabelece conexões sólidas entre o conteúdo acadêmico e a experiência prática dos estudantes. O projeto "Ensino de botânica: estratégias de ensino por investigação para uma aprendizagem significativa" desempenha um papel fundamental nesse contexto. Além de promover o entendimento e apreço pela botânica, o projeto tem como um de seus principais objetivos o esclarecimento de concepções equivocadas que muitos estudantes podem ter sobre a botânica, despertar o interesse voltado para construção do conhecimento e o pensamento crítico, utilizando atividades experimentais e produzir um guia de atividades experimentais voltado para o ensino de botânica. |
Abstract: | High school students often face challenges when trying to understand botanical concepts due to the traditional approach, which is based on passive exposition and memorization of isolated facts. However, it is clear that the inquiry teaching approach, which actively involves experiments, observations and discussions, is an effective way of promoting more meaningful learning. By adopting inquiry teaching, students become active participants in the construction of knowledge, stimulating their curiosity, encouraging the formulation of questions and hypotheses, and developing critical thinking skills to solve real problems related to botany. This approach not only makes botany more accessible, but also establishes solid connections between academic content and students' practical experience. The project "Teaching botany: inquiry-based teaching strategies for meaningful learning" plays a key role in this context. As well as promoting an understanding and appreciation of botany, one of the project's main objectives is to clarify the misconceptions that many students may have about botany, to arouse interest in building knowledge and critical thinking using experimental activities and to produce a guide to experimental activities for teaching botany. |
Palavras-chave: | Botânica Atividades experimentais Participação ativa Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30749 |
Data do documento: | 17-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JVA19072024 .pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.