Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Jade Oona Ramalho-
dc.date.accessioned2017-12-05T14:04:08Z-
dc.date.available2013-08-27-
dc.date.available2017-12-05T14:04:08Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3074-
dc.description.abstractThe following research paper concerns the use of ambiguity in the configuration of the narrator in Edgar Allan Poe´s The Tell-Tale Heart. After contextualizing the literary and social environment of the American Romantic Period, we offer a brief study of Poe´s poetics and of the short story as a literary genre. The analysis of the short story is supported by Todorov´s approach on the fantastic, but we also consider other literary critics` views (such as that by Rosemary Jackson) which diverge from his more structural approach. In our analysis we try to show that Poe´s choice of an unreliable narrator contributes to the production of ambiguity; as a consequence, this feeling of hesitation, inherent to ambiguity, constitutes an essential condition for the fantastic to occur in the narrative.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T14:04:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JORB27082013.pdf: 205015 bytes, checksum: 30ceb983ca58936627890b560a583d51 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T14:04:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JORB27082013.pdf: 205015 bytes, checksum: 30ceb983ca58936627890b560a583d51 (MD5) Previous issue date: 2013-08-27en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectAmbiguidadept_BR
dc.subjectPoe, Edgar Allanpt_BR
dc.title“But why you say that I am mad?”ambiguity in the configuration of the narrator in Poe’s the tell-tale heartpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda-
dc.description.resumoA monografia aqui apresentada consiste em um estudo do uso da ambiguidade na configuração do narrador em The Tell-Tale Heart, de Edgar Allan Poe. Após contextualizar o leitor nas esferas sociais e literárias durante o período que abrange o romantismo americano, nos deparamos com o estudo da teoria da composição de Edgar Allan Poe, bem como do estudo do conto como gênero literário. A análise do conto é embasada na teoria de Todorov sobre o fantástico, mas também discutimos outros posicionamentos de críticos que divergem da visão mais estruturalista de Todorov, como por exemplo, Rosemary Jackson. Na análise do conto, nós tentamos mostrar ao leitor que a escolha de Poe em utilizar um narrador não confiável contribui para a geração de um sentimento de ambiguidade no leitor; como consequência, essa sensação de hesitação é condição essencial para que se ocorra o fantástico na narrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORB27082013.pdf200,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons